MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Chuva atrasa a safra da cebola na região de Monte Alto, em SP


Plantio foi feito mais tarde e só agora os agricultores começam a colher.
A região de Monte Alto tem 1,5 mil hectares plantados com cebola.

Do Globo Rural

A região de Monte Alto, no nordeste de São Paulo, é responsável por 30% da cebola do estado. São 60 mil toneladas por safra.
Em uma propriedade com 52 hectares plantados, a cada safra, o agricultor Cleber Sicheroli colhe 50 toneladas por hectare. Ele conta que este ano foi preciso esperar um pouco mais para a cebola chegar no ponto de colheita. “A hora que ela deita a folha, que a folha seca, é que a cebola ganha tanto a coloração, quanto o peso. Se arrancar ela antes, a gente perde na quantia de peso final”, diz.
A safra da cebola em Monte Alto foi bastante afetada pelo clima, choveu demais nos meses de março e abril. Com o solo encharcado, as máquinas não entraram no campo e o plantio foi feito com um pequeno atraso, por isso, a colheita, que normalmente começa em julho, só foi iniciada agora.
Outro sítio da região tem oito hectares plantados. O agricultor Marcelo de Souza Mello chegou a perder as primeiras mudas por causa do excesso de chuvas em março e agora a colheita só não atrasou porque o replantio foi feito com outra variedade, que desenvolve-se mais rápido.
Apesar do atraso na colheita, a expectativa é que a produtividade seja a mesma das safras passadas. "A produção vai ser a mesma, a única coisa é que vai haver uma concentração de safra um pouquinho mais pra frente. Se nas outras regiões houver concentração mais ou menos no mesmo período que o nosso, que é final de setembro, pode haver desvalorização no preço", explica Aparício Garbin Filho, secretário do Sindicato Rural de Monte Alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário