MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Cheia do Rio Taquari causa remoção de famílias em Arroio do Meio, RS


Número de pessoas afetadas pelas chuvas no estado chega a 2,5 mil.
Situação pode piorar nas próximas horas com continuidade das chuvas.

Do G1 RS

Rio Taquari em Lajeado chuvas RS (Foto: Defesa Civil/Divulgação RS)Rio Taquari subiu 11 metros acima do nível normal, diz Defesa Civil (Foto: Defesa Civil/Divulgação)
A Defesa Civil começou a remover no início da noite domingo (25) cerca de 60 famílias no município de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. Cerca de 240 pessoas terão de deixar suas casas por causa do risco de alagamentos provocado pela cheia do Rio Taquari, que está 11 metros acima do nível normal.
Com isso, já chega a cerca de 2,5 mil o número de pessoas afetadas pelas chuvas dos últimos dias no Rio Grande do Sul. O último balanço da Defesa Civil, divulgado no início da noite, indicava 1.332 desabrigados e 1.133 desalojados em pelo menos 23 municípios, além de uma ferida e uma pessoa desaparecida. Os flagelados estão sendo removidos para casas de parentes ou abrigos em escolas e ginásios
A região mais afetada é a do Vale do Taquari, com registro de desabrigados em pelo menos nove municípios. O Rio Taquari, que banha as cidades da região, atingiu 23,9 metros no início da noite no porto de Estrela e transbordou em alguns pontos da região, conforme a Defesa Civil.
Em São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, mais de mil pessoas também foram afetadas pela cheia do Rio Caí, que superou a marca de 13 metros durante a tarde. Galpões, comércio e residências localizadas às margens do rio foram inundados. Em alguns pontos, moradores tiveram de utilizar canoas para se locomover.
Também há registros de alagamentos em Porto Alegre, Parobé, Esteio, Bento Gonçalves, Cotiporã, Venâncio Aires, Colinas, Cruzeiro do Sul e  Bom Retiro do Sul, Taquara, Três Coroas, Montenegro, Novo Hamburgo, e São Francisco de Paula.
Além dos rios Taquari e Caí, o Rio das Antas e Paranhana e o Arroio Sapucaia, em Esteio, também transbordaram. A Defesa Civil e as autoridades de São Leopoldo, no Vale do Sinos, monitoram o nível do Rio dos Sinos, que pode transbordar e afetar cerca de 400 famílias nas próximas horas. A cheia do Lago Guaíba também deve provocar alagamentos na região das ilhas do Delta do Jacuí, em Porto Alegre.
Parque do Imigrante Lajeado RS Chuvas (Foto: Bruna Ostermann/RBS TV)Famílias são removidas para abrigo em Lajeado (Foto: Bruna Ostermann/RBS TV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário