MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de agosto de 2013

Chef ensina estudantes a preparar receitas diferentes no 'Dia do Miojo'


Macarrão instantâneo completa 55 anos neste domingo (25).
G1 levou chef para ensinar técnicas em casa de estudantes de Curitiba.

Fernando Castro Do G1 PR

Chef ensinou duas receitas com miojo para os estudantes (Foto: Fernando Castro/G1)Chef ensinou duas receitas com miojo para os estudantes (Foto: Fernando Castro/G1)
Três minutos na água fervente, acrescenta o tempero em pó, e está pronto. A simples receita do macarrão instantâneo, popularmente conhecido como miojo, completa 55 anos neste domingo (25). Para marcar o "Dia do Miojo", o G1 levou o chef Alexandre Bressanelli a uma casa de estudantes de Curitiba para mostrar que, mesmo após tanto tempo, ainda é possível inovar no preparo do prato que não costuma figurar nos livros de receitas.
Com rotina cheia e bolsos (quase) vazios, é comum que estudantes abarrotem as despensas das casas de estudantes com pacotes e mais pacotes de miojo. Ainda que a repetição do cardápio não seja unanimidade entre os paladares, a opção pelo macarrão instantâneo costuma prevalecer em virtude da simplicidade do preparo, e pelo baixo custo. Pensando nisso, Bressanelli apresentou aos jovens da Casa do Estudante Luterano Universitário (Celu) de Curitiba duas receitas que, sem perder a essência eficiente do miojo, trouxeram o requinte gastronômico para dentro da cozinha comunitária.
“Eles têm a necessidade de comer legal todo o dia. Aqui a gente tentou aliar a simplicidade, porque eles estão com a vida acadêmica, têm que cozinhar rapidamente, não têm tempo, mas ao mesmo tempo aliar com coisas que eles gostam de comer”, explicou o chef. Com base nestes conceitos, o cardápio teve um miojo ao molho de atum com raspas de limão, e outro com tomates, calabresa, bacon, orégano e azeitonas pretas – que foi imediatamente batizado de “Miojo Celuense”.
O preparo foi executado na sala comunitária da Celu, onde os estudantes costumam fazer refeições em maior número. Para aproximar o “modo de fazer” do chef ao dos jovens, os equipamentos foram todos cedidos pelos aprendizes, e enquanto Bressanelli separava os ingredientes, a mesa ia ficando cheia – com pratos de um, panela de outro, potes de um terceiro, e um pano de prato que, carinhosamente, foi apelidado pelo chef de “pano da vovó do Natal de 1982”. Para risos da plateia.
Sirlon Blaskievicz é tido como o cozinheiro do grupo de estudantes (Foto: Fernando Castro/G1)Sirlon Blaskievicz é tido como o cozinheiro do grupo de estudantes (Foto: Fernando Castro/G1)
Um dos mais interessados nas dicas era o estudante de engenharia química Sirlon Blakievicz. Ele, que foi o responsável por ceder a panela, é considerado o cozinheiro do grupo, tendo se notabilizado na Celu pelas produções de pierogi – prato típico da culinária polonesa. Atento às instruções, Sirlon se juntou ao chef no preparo do miojo de atum, colocando, literalmente, a mão na massa. “Desde pequeno eu gostei de cozinhar, e aqui mesmo eu já fazia algumas adaptações minhas, porque uma hora cansa daquele temperinho pronto, mas desse jeito nunca tinha feito”, contou.
Rafael Oliveira também auxiliou o chef no preparo (Foto: Fernando Castro/G1)Rafael Oliveira também auxiliou o chef no preparo dos
miojos (Foto: Fernando Castro/G1)
Já para o preparo do segundo prato, o ajudante do chef foi o estudante Rafael Francisco Oliveira. De início receoso com o manuseio dos equipamentos, Rafael logo se sentiu à vontade com os incentivos de Bressanelli. “Cortou o tomate melhor que chef”, elogiou.
Ao fim do preparo, o cheiro da comida já havia atraído a curiosidade de vários estudantes da Celu. Até então, o preparo mais variado de miojo que havia passado pela casa havia sido o “Nachos de Miojo”, de autoria do estudante Lucas Capra. “Não tem como ser mais fácil. Quebra o miojo cru em pedaços, coloca requeijão em cima e leva ao microondas por 30 segundos”.
Apesar das garantias de Capra sobre a qualidade da iguaria, a invenção dele acabou no terceiro lugar do ranking após, coletivamente, os pratos de Bressanelli desapareceram em poucos instantes. Para o chef, a missão foi cumprida. “Saímos um pouco do comum e,  principalmente, mostramos que dá para fazer coisas muito mais legais a partir da ideia que a gente passou para eles”, concluiu.
O grupo mal esperou a foto para começar a comer os pratos do chef (Foto: Fernando Castro/G1)O grupo mal esperou a foto para começar a comer os pratos do chef (Foto: Fernando Castro/G1)


Veja as receitas do chef Alexandre Bressanelli:
Miojo ao atum com raspas de limão:
Miojo de atum com raspas de limão (Foto: Fernando Castro/G1)Miojo de atum com limão (Foto: Fernando Castro/G1)
Ingredientes:
- 1 pacote de miojo
- 1 lata de atum
- Creme de leite
- 1 limão
Modo de fazer:
Após o cozimento do miojo, retire a massa e leve à panela o atum misturado ao creme de leite. Misture até ficar consistente. Depois, junte o miojo ao molho e acrescente ao topo o limão cortado em pequenos pedaços.

“Miojo Celuense”
Miojo Celuense (Foto: Fernando Castro/G1)Miojo Celuense (Foto: Fernando Castro/G1)
Ingredientes:
- 1 pacote de miojo
- Linguiça calabresa
- Bacon
- Tomate
- Azeitonas pretas
- Orégano
- Tomilho
Modo de fazer:
Leve a calabresa e o bacon à frigideira até que fiquem bem fritos. Reserve. Após o cozimento do miojo, retire a massa e leve à panela o tomate e o orégano. Em um prato, misture a massa, a calabresa e o bacon e as azeitonas, e acrescento ao topo dois galhos de tomilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário