MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 10 de agosto de 2013

Centro de Treinamento Esportivo da UFMG pretende formar 'superatletas'


Seleção é aberta; podem participar jovens com idades entre 12 e 16 anos.
Pista de atletismo tem padrão internacional.

Luiza Andrade Do G1 MG

Pista de atletismo tem padrão internacional (Foto: Foca Lisboa/Divulgação)Pista de atletismo tem padrão internacional (Foto: Foca Lisboa/Divulgação)
Pesados, leves, altos ou baixos. "O atletismo é um esporte para todos os tipos de corpo"; É o que afirma o  Leszek Szmuchrowski, diretor do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que realiza, neste sábado (10), uma seleção de novos atletas.
Segundo Leszek, esta não é a primeira seleção do CTE. " Estamos sempre em busca de novos membros para a equipe, jovens com potencial, interessados em se tornarem grandes atletas", diz. O professor acredita que a expectativa das olimpíadas de 2016 possa influenciar os jovens brasileiros a se interessarem mais pelo atletismo. "É um esporte fundamental. É completo. Trabalha todo o corpo e, apesar de algumas modalidades serem individuais, o grupo de atletas se reúne em equipe, o que o torna também coletivo", explica. (Veja no fim desta reportagem como identificar as modalidades indicadas para cada tipo físico)
Inaugurada em 2012, pista tem nove raias (Foto: Foca Lisboa/Divulgação)Inaugurada em 2012, pista tem nove raias
(Foto: Foca Lisboa/Divulgação)
A estudante Núbia Soares, de 17 anos, recordista brasileira e sul-americana de salto triplo, já treinou no CTE e conta que lá “sobra espaço e material esportivo, mas falta atleta”. Segundo a atleta, que detém o recorde sul-americano de salto triplo na categoria Menores, com 13,60 m (0,8 m/s), além de divertida, a prática do atletismo traz muitas oportunidades. Este ano, a jovem participou do Campeonato Mundial de Menores de Atletismo, Complexo Olímpico de Donetsk, na Ucrânia. Ela ficou com o quarto lugar na modalidade.
A seleção deste sábado (10), segundo Leszek, é uma "peneirada de talentos". Jovens com idades entre 12 e 16 anos, faixa etária que compõe a categoria mirim em competições de atletismo, estão convidados a comparecer ao CTE no Campus Pampulha das 12h às 15h. Serão realizados vários tipos de teste, como corridas de velocidade (distância de 40 metros), salto à distância, lançamento de pelota e testes de resistência. Os jovens não são obrigados a fazer todas as modalidades, apenas aquelas em que tiverem interesse. Além das provas, os jovens terão suas alturas e pesos medidos, e precisam levar roupas confortáveis para a prática de esportes.
Padrão internacional
A pista de atletismo do centro de treinamento, inaugurada em 2012,  tem nove raias, e foi aprovada para receber a classificação Classe A, nota máxima concedida pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF). A classificação indica que a pista atende às necessidades de atletas de alto rendimento em provas de atletismo (Saltos, corridas e lançamentos).
Com o título, o centro tem despertado o interesse internacional; foi procurado por associações olímpicas da Inglaterra, da Itália e de Portugal, interessadas em utilizar o espaço durante a preparação de seus atletas para os jogos Olímpicos de 2016.

O Centro de Treinamento Esportivo fica em terreno do Centro Esportivo Universitário (CEU),  próximo ao Mineirão, na avenida Alfredo Camarati, no bairro São Luiz.
Tipos físicos e exercícios recomendados (Foto: Arte/G1)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário