MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

CEF descredencia empresas de Uberlândia do 'Minha Casa Melhor'


Sete empresas são suspeitas de má utilização do cartão.
Empresas são suspeitas de vender produtos que não estão no programa.

Valéria Almeida Do G1 Triângulo Mineiro

A Caixa Econômica Federal (CEF) descredenciou sete empresas em Uberlândia suspeitas de má utilização do cartão “Minha Casa Melhor”. A informação foi repassada nesta quinta-feira (22) pela assessoria de comunicação do órgão. Estas empresas são suspeitas de vender produtos que não estavam na lista do programa (Veja a lista abaixo). A CEF não divulgou na nota os nomes das empresas descredenciadas.
Pelo programa, os beneficiários do "Minha casa, Minha vida", em dia com as prestações, podem ter acesso a uma linha de crédito de até R$ 5 mil para aquisição de móveis e eletrodomésticos. Mas esse crédito estaria sendo usado para a compra de outros produtos que estão fora do programa, em Uberlândia.
Uma mulher, que preferiu não se identificar, está terminando de construir o muro da casa e, para isso, comprou os materiais com o cartão do “Minha Casa Melhor”. “Comprei cimento, tijolo, treliça, tinta para pintar minha casa, assento para o meu vaso, espelho para o banheiro. Não tive nenhuma dificuldade. É tipo um cartão de crédito mesmo”, afirmou.
Para confirmar as irregularidades, a produção do MGTV realizou, no início do mês, algumas gravações com três lojas de materiais para construção (Veja vídeo acima). Todas afirmaram que vendem por meio do “Minha Casa Melhor”. Um comércio de móveis planejados da cidade, que também não se encaixa no programa, confirmou que aceita o cartão.
Na cidade, segundo o site do programa há 36 lojas credenciadas. Na reportagem anterior, uma mulher, que preferiu não se identificar, está terminando de construir o muro da casa e, para isso, comprou os materiais com o cartão do “Minha Casa Melhor”. “Comprei cimento, tijolo, treliça, tinta para pintar minha casa, assento para o meu vaso, espelho para o banheiro. Não tive nenhuma dificuldade. É tipo um cartão de crédito mesmo”, afirmou.
Em nota a CEF informou que denúncias e reclamações são verificadas prontamente, afim de confirmar se há indícios de desvios. Segundo o órgão federal, os clientes serão contactados para se obter informações das compras realizadas e verificar se o beneficiário tem participação direta no desvio de finalidade do programa. Caso seja constatado, o cartão é bloqueado, além de notificarem à Polícia Federal e ao Ministério Público.
Segundo o delegado da Polícia Federal, Carlos Henrique Cotta d'Angelo, o órgão ainda não foi notificado. E o caso pode ser tanto técnico como fraude, dependendo das apurações. O delegado falará sobre o ocorrido após ser notificado.
Pelo programa, lançado no dia 13 de junho, é possível comprar até dez produtos diferentes, entre móveis e eletrodomésticos. São estabelecidos os itens e os valores máximos:
ItENS E VALORES
Guarda-roupa até R$ 380
Cama de casal até R$ 370
Cama de solteiro até R$ 320
Mesa com cadeiras até R$ 300
Sofá até R$ 375
Refrigerador até R$ 1.090
Fogão até R$ 599
Lavadora de roupas até R$ 850
TV Digital até R$ 1.400
Computador até R$ 1.150










Nenhum comentário:

Postar um comentário