MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ceará inicia na região Araripe a maior pesquisa paleontológica do estado


Região da Chapa do Araripe é responsável por grandes descobertas.
Pesquisa feita por 10 profissionais ocorre até 30 de agosto.

Do G1 CE

Detalhe do pterossauro encontrado no Nordeste (Foto: Vanderlei Almeida/ AFP Photo)Detalhe do pterossauro encontrado na região do Araripe (Foto: Vanderlei Almeida/ AFP Photo)

Começaram a ser realizadas escavações paleontológicas no Geossítio Parque dos Pterossautos, em Santana do Cariri, na Região do Cariri, dentro do projeto de pesquisa ‘Estudos Sistemáticos e Paleoecológicos da Fauna de Vertebrados das Formações Crato e Romualdo (grupo Santana) da Bacia do Araripe’, da maior escavação controlada já realizada no Nordeste. A escavação terá continuidade até o próximo dia 30, na área da formação Romualdo.
Segundo coordenador, Álamo Feitosa, pesquisador da URCA, o trabalho poderá revelar novas surpresas, por meio da nova etapa de escavações. A área tem uma grande incidência de fósseis, principalmente peixes. Estão trabalhando nas escavações cerca de 10 pesquisadores.

Iniciada desde 2011 na região, a pesquisa já foi responsável por achados de destaque no cenário científico internacional, a exemplo de um dos maiores pterossauros já achados no planeta, o 'Tropeognathus mesembrinus'. O réptil foi apresentado em março deste ano, no Museu Nacional do Rio de Janeiro, por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Universidade Regional do Cariri (URCA), instituição responsável pelas pesquisas.
"O que faz este exemplar particularmente especial é que se trata do fóssil mais completo encontrado até agora, com quase todo o esqueleto preservado, inclusive o crânio", explicou o paleontólogo Alexander Kellner, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ao apresentar a reconstrução do animal, feita em resina de poliéster.
A envergadura dessa espécie normalmente é de 7 metros, mas o exemplar apresentado era excepcionalmente grande. "Este fóssil encontrado nas rochas da Chapada do Araripe, no Nordeste do Brasil, é o maior encontrado no Hemisfério Sul e é o terceiro no mundo", disse Kellner, segundo informações da agência AFP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário