MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de agosto de 2013

Castelo 'de contos de fadas' na Baviera inspirou parques da Disney


Antigo refúgio para rei recluso recebe hoje 1,4 milhão de turistas ao ano.
Ele foi modelo para o Castelo da Bela Adormecida em parques temáticos.

Do G1, em São Paulo

Neuschwanstein, na Baviera, que parece um castelo de contos de fadas (Foto: Michael Dalder/Reuters)Neuschwanstein, na Baviera, que parece um castelo de contos de fadas (Foto: Michael Dalder/Reuters)
A região da Baviera, na Alemanha, tem um castelo que parece saído dos contos de fadas. Construído no século 19 pelo rei Luís II com a intenção de imitar os antigos palácios medievais alemães, o Castelo de Neuschwanstein serviu de inspiração para o "Castelo da Bela Adormecida" dos parques da Disney.
O rei Ludwig II da Baviera (Foto: Creative Commons)O rei Luís II da Baviera
(Foto: Creative Commons)
O Neuschwanstein servia de refúgio para o tímido monarca, que foi para lá com a intenção de se esconder da vida pública. Atualmente, recebe 1,4 milhão de turistas por ano – no verão, são cerca de 6 mil visitantes por dia.
Tecnologia
Apesar de sua aparência medieval, o castelo foi erguido com a tecnologia mais moderna da época.
O edifício tinha aquecimento central, sistema automático de descarga nas privadas, telefones em dois andares diferentes, campainha elétrica para chamar os criados e um elevador para carregar a comida para os andares mais altos.
Durante todo o tempo em que Luís II morou lá, o castelo permaneceu em construção. A pedra fundamental foi lançada em 1869 e a primeira parte só foi concluída em 1872. Nesse ano começou a ser erguida a área residencial do castelo, mas a decoração só foi completada em 1884.
Neuschwanstein, na Baviera, que parece um castelo de contos de fadas (Foto: Michael Dalder/Reuters)Detalhe de um lado de Neuschwanstein
(Foto: Michael Dalder/Reuters)
O “grande hall do trono” foi incorporado posteriormente, e o segundo dos quatro andares do edifício nunca foi concluído – hoje, ele abriga uma cafeteria, uma loja e uma sala multimídia.
Devido à instabilidade do terreno onde o castelo se localiza, suas fundações têm que ser constantemente monitoradas para garantir a segurança dos turistas.
O clima da região também acaba danificando as fachadas de calcário, que serão renovadas nos próximos anos.
Um reino para chamar de seu
Segundo os administradores atuais da atração, a explicação para a construção do palácio vai além da personalidade arredia e extravagante do rei. Descontente por haver perdido sua soberania após ser derrotado em uma guerra, ele teria planejado o lugar para ter novamente seu próprio reino, onde poderia ser um rei de verdade.
Fã e patrono do compositor Richard Wagner, Luís II dedicou o castelo a ele. O local foi aberto ao público sete semanas depois da morte do monarca, em 1886.
O Neuschwanstein fica em uma área próxima à cidade de Schwangau, localizada a 120 quilômetros de Munique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário