MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Campanha contra a Aids na Copa será aberta em Salvador

Luana Almeida A TARDE

Salvador foi a cidade escolhida para o lançamento mundial da campanha Proteja o Gol, iniciativa para o enfrentamento do vírus HIV em Salvador, especialmente durante o período em que será realizada a Copa do Mundo.

A cerimônia acontecerá em 13 de junho de 2014, um dia após a abertura oficial da Copa, e contará com apresentações musicais de diversas partes do mundo.
Para tanto, foi assinado, na manhã desta segunda-feira, 5, pelo prefeito ACM Neto, um termo de cooperação técnica com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids).
Resultado da parceria entre o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), Prefeitura de Salvador, Coordenação da ONU no Brasil, Comitê de Organização da Copa de 2014 e Departamento de DSTs, Aids e Hepatites do Ministério da Saúde, a ação objetiva mobilizar e apoiar os países para ter acesso universal à prevenção, tratamento e cuidados no combate ao HIV.

De acordo com Djibril Diallo, assessor do Unaids, a iniciativa teve início em 2010, na Copa da África do Sul, quando a Unaids percebeu a importância de prevenir a doença preservando a população local e orientando visitantes.
"Desde lá, estamos construindo parcerias para que a campanha se estenda ao Brasil. Temos que usar a popularidade do esporte para despertar a atenção para a doença, que cresce todos os anos. No mundo, cerca de 34 milhões de pessoas estão contaminadas, metade de 15 a 24 anos", afirmou.
Para ACM Neto, a campanha deve permanecer após a Copa. "É preciso deixar para a cidade um legado de transformação social e estímulo à cidadania para a população", disse o prefeito.
Segundo o Ministério da Saúde, Salvador é a 12ª cidade com maior incidência de Aids entre as capitais.
Registros - Entre 2007 e 2012, foram registrados, na capital baiana, 2.910 novos casos, 97,4% dos pacientes maiores de 10 anos, com predominância do sexo masculino.
Na Bahia, foram 10.452 ocorrências em 2012. Dessas, 6.913 pertencem ao sexo masculino e 3.539 ao feminino, totalizando uma média de 5,7 casos por 100 mil habitantes. No País, atualmente, cerca de 630 mil pessoas são portadoras do vírus HIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário