MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Bolo do aniversário de Teresina tem oito metros e pesa mais de 200 quilos


Responsável diz que guloseima levará média de 18 horas para ficar pronta.
Ao todo, 600 ovos e 37,5 Kg de farinha de trigo serão usados na massa.

Do G1 PI

Teresina Heade (Foto: Adelmo Paixão/G1)
Bolo do aniversário de Teresina pesa 207 quilos (Foto: Yara Pinho/G1)Bolo do aniversário de Teresina pesa 207 quilos (Foto: Yara Pinho/G1)
O bolo, que fará parte de uma das homenagens aos 161 anos de Teresina nesta sexta-feira (16), está nos preparativos finais. A guloseima que terá oito metros leva uma média de 18 horas para ficar pronta. Segundo o técnico em panificação José Pereira, responsável pelo bolo, seis pessoas estão trabalhando desde as 12h desta quinta-feira (15) para prepará-lo para o corte às 16h na praça do Poti Velho, Zona Norte da cidade.
De acordo com o técnico em panificação, o bolo que pesará 209 kg só terminará de ser montado no local do próprio corte. A receita aguça o paladar e os olhos pela grande quantidade de ingredientes. Ao todo, 600 ovos; 37,5 Kg de farinha de trigo; 37,5 Kg de açúcar cristal; 25 litros de leite; 10,7 Kg de margarina e 1,5 Kg de fermento foram usados na massa. E, 40 Kg de doce de leite; 24 Kg de gordura hidrogenada; 12 Kg de açúcar de confeiteiro; 4 Kg de leite condensado e 3 Kg de coco serão usados no recheio e cobertura do bolo.
José Pereira é responsável pela equipe faz o bolo (Foto: Yara Pinho/G1)José Pereira é responsável pela equipe faz o bolo (Foto: Yara Pinho/G1)
José Pereira é um paraibano que mora em Teresina há mais de uma década se diz orgulhoso em fazer pela terceira vez o bolo de aniversário da capital. “Vim para Teresina a passeio, mas bebi água do Poti e há 12 anos estou aqui. Me sinto muito feliz por esse trabalho. Apesar de ser trabalhoso, ele é muito gratificante. Espero que todos que provem dele nesta sexta-feira (16) gostem”, declarou.
Ainda de acordo com o técnico em panificação, o trabalho só deverá ser encerrado com a colocação da cobertura. “Até as 19h, estaremos preparando todos os 40 bolos e está montado em 20 placas. Elas levaram dois bolos de 60 centímetros de comprimento por 40 de largura e cinco de altura, além do recheio de doce de leite. Às 6h desta sexta-feira (16), elas serão levadas para a Praça do Poti Velho, onde montaremos e faremos a aplicação da cobertura”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário