MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de agosto de 2013

Bebês trocam mamadeiras por 'copinhos' em hospital na Bahia


Unidade implantou método de amamentação de bebês internados na UTI.
Caso acontece há dois anos na cidade de Barreiras, no oeste do estado.

Ida Sandes Do G1 BA
 Bebês trocam mamadeiras por 'copinhos' em hospital no oeste da Bahia (Foto: Ascom/HO/Divulgação) Guilherme Oliveira internado na UTI neonatal é
estimulado com a dieta do copinho
(Foto: Ascom/HO/Divulgação)
Há cerca de dois anos, o Hospital do Oeste, na cidade de Barreiras, na Bahia, implantou um método de amamentação de bebês internados na UTI neonatal da unidade através de um pequeno copo em substituição à mamadeira. Segundo a coordenadora de enfermagem do hospital, Marina Barbizam, o objetivo do uso do copinho é estimular  a sucção da criança e evitar a rejeição ao seio materno futuramente.

"O bebê premuturo tem um déficit de sucção, ela é insuficiente já que ele ainda não aprendeu. Por isso, para ele aprender a sugar o seio, ele precisa ser estimulado, e se isso não acontece ele pode perder o gosto pelo seio da mãe", explica a enfermeira.
O copo, adaptado especialmente para a dieta, possui aproximadamente 80 ml e tem a borda feita para não machucar o nariz da criança. O método é utilizado apenas para alimentar bebês com o peso a partir de 1,6kg. Antes disso, os recém nascidos prematuros são alimentados através de uma sonda que leva o leite da boca direto para o estômago. Quando eles atingem o peso ideal, é iniciada a alimentação através do copo, mas somente para os bebês que possuem dificuldades em mamar diretamente no seio da mãe. Marina conta que a dificuldade na transição é natural e a maioria dos bebês se adaptam. A musculatura da face, da boca e da língua são estimuladas no processo de alimentação através do copo, ao contrário da mamadeira, que não estimula a sucção do bebê. "Pelo copinho ele não perde o reflexo de sucção porque ele faz a deglutição", afirma. Os riscos do bebê engasgar com a mamadeira também são maiores, segundo a especialista.
Depois que o método é iniciado no hospital, ele pode ser continuado em casa pelos familiares. "Pelo o que elas me passaram aqui, dá para fazer em casa tranquilo", afirma Lenir Souza,  mãe do bebê Ivson, internado na UTI neonatal do hospital.
O uso de mamadeiras e chupetas em unidades de saúde é uma medida não recomendada pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), um selo de qualidade idealizado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Unicef que colocam em prática uma série de medidas para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Apesar do Hospital do Oeste não possuir a IHAC, o uso do copo é adotado pela unidade de saúde. Na Bahia, oito unidades  se comprometem em cumprir as medidas da IHAC.
Outros fatores também explicam a contraindicação do uso de mamadeiras, segundo Marina. "O material do bico da mamadeira, que geralmente é feito de borracha, é mais favorável para acumular microorganismos porque tem mais atrito do que o plástico do copo. A Ortodontia também não recomenda pois a dentição pode ficar prejudicada e a arcada dentária mal formada", acrescenta.
 Bebês trocam mamadeiras por 'copinhos' em hospital no oeste da Bahia (Foto: Ascom/HO/Divulgação) Bebês trocam mamadeiras por 'copinhos' em hospital no oeste da Bahia (Foto: Ascom/HO/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário