MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de agosto de 2013

Americanos comemoram 50 anos do 'sonho' de Luther King


Comemorações em Washington lembraram marcha de 1963.
Evento há 50 anos foi marcado pelo histórico discurso de Luther King.

Da France Presse

Pessoas participam de marcha em Washington comemorando 50 anos desde que Luther King pronunciou o discurso "Eu tenho um sonho". (Foto: AFP Photo/Jewel Samad)Pessoas participam de marcha em Washington comemorando 50 anos desde que Luther King pronunciou o discurso "Eu tenho um sonho". (Foto: AFP Photo/Jewel Samad)
Milhares de pessoas se reuniram neste sábado (24) para comemorar o aniversário de 50 anos da "Marcha sobre Washington", ato em favor dos direitos civis onde Martin Luther King fez o mítico discurso: "Eu tenho um sonho".
Sob um céu claro e azul, a plateia predominantemente afro-americana aproveitou a data para ouvir ativistas e artistas que subiram no mesmo púlpito de mármore branco do Lincoln Memorial usado por Luther King.
"Vamos ter casa cheia", disse um dos organizadores do evento uma hora antes da programação oficial dar início, ao ver milhares de pessoas chegarem ao local. Entre as atrações principais, o filho do ativista, Martin Luther King III.
A comemoração, cuja organização esperava atrair 150 mil pessoas, está entre os maiores eventos que marcarão o aniversário de 50 anos da "Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade", na próxima quarta-feira. A manifestação política, em 1963, reuniu cerca de 250 mil pessoas que pediam melhores direitos civis.
Barack Obama, primeiro presidente negro dos Estados Unidos, fará um discurso na quarta-feira no mesmo local escolhido por Luther King há 50 anos.
Apesar de a "Marcha sobre Washington" ter sido um marco na luta contra a segregação racial, o evento deste sábado teve como foco questões da atualidade norte-americana: dos direitos eleitorais à violência urbana, passando pelo status dos imigrantes ilegais e pelos direitos das mulheres.
Milhares de pessoas se reuniram neste sábado (24) para comemorar o aniversário de 50 anos da 'Marcha sobre Washington' (Foto: Jose Luis Magana/AP)Milhares de pessoas se reuniram neste sábado (24) para comemorar o aniversário de 50 anos da 'Marcha sobre Washington' (Foto: Jose Luis Magana/AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário