MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de agosto de 2013

Aluno com surdez conclui mestrado na Universidade Federal do ES


Ademar Miller Júnior foi primeira pessoa com surdez a ser mestre pela Ufes.
Ele se formou em Pedagogia e defendeu tese sobre inclusão.

Do G1 ES

Ademar Miller Júnior, primeiro surdo a ter uma tese de mestrado aprovada na Ufes  (Foto: Divulgação/UFES)Ademar Miller Júnior - 1º surdo a ter um mestrado
aprovado na Ufes (Foto: Divulgação/UFES)
Concluir a graduação em Pedagogia não foi suficiente para o agora mestre Ademar Miller Júnior. No dia 29 de julho, ele tornou-se o primeiro aluno com surdez a defender uma tese de mestrado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ele foi aprovado sem ressalvas diante de um público de mais de 100 pessoas, no auditório do Centro de Educação.
Além de ser o primeiro aluno surdo a concluir o mestrado na Ufes, Ademar foi também foi o primeiro a se formar no curso de Pedagogia e o primeiro professor substituto da Ufes com surdez.
Como não poderia deixar de ser, Ademar comemorou o feito. “Tenho certeza de que serei um modelo para tantos outros que verão em mim uma possibilidade de entrar no mestrado. No futuro penso em fazer o doutorado, aqui ou nos Estados Unidos", disse.
Durante a pesquisa, Júnior teve uma bolsa de estudos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e, em agosto de 2011, interrompeu o mestrado para participar de um intercâmbio de seis meses na Universidade Gallaudet, nos Estados Unidos, a única no mundo cujos programas são desenvolvidos para pessoas com deficiência auditiva.
Em seu mestrado, a banca examinadora foi composta pela orientadora do trabalho e professora Ivone Martins, da coorientadora e sub-chefe do Departamento de Educação Integrada em Saúde, Lucyenne Machado, da professora Edna Castro e do professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rodrigo Marques, que aprovaram a tese “A inclusão do aluno surdo no Ensino Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário