MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Agricultores ocupam sede do Incra em AL para cobrar liberação de verba


Segundo o movimento rural, recurso destinado às casas está bloqueado.
Eles dizem que só desocuparão o local depois de uma resposta do Incra.

Do G1 AL

Manifestantes dizem que só vão desocupar prédio após terem uma resposta do órgão.  (Foto: Ascom/MLST)Manifestantes dizem que só vão desocupar prédio
após terem uma resposta do órgão. (
Foto: Ascom/MLST)
Agricultores e integrantes do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) ocuparam na manhã desta segunda-feira (12) a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na Praça Sinimbu, no centro de Maceió.

Segundo o MLST, os manifestantes cobram a liberação de R$ 52 milhões, bloqueados pelo Governo Federal, que deveria ser destinados à construção de moradias nos assentamentos alagoanos.

Ainda de acordo com os trabalhadores rurais, cerca de R$ 8 milhões foram liberados após protestos e ocupações, mas o valor é insuficiente para a continuidade  das instalações dos assentamentos em fase inicial no estado.

Eles dizem que o Incra não consegue mais encaminhar as demandas da reforma agrária e que o órgão abandonou os assentamentos e não vem desempenhando seu papel. Segundo o coordenador do MLST, Josival Oliveira, os trabalhadores sofrem com altos índices de violência registrados nas regiões de reforma agrária.
“Os trabalhadores continuam sendo assassinados e vitimados por pistoleiros como ocorreu recentemente no acampamento Santo Antônio da Lavagem, em União dos Palmares”, diz Oliveira.

A agricultora Nelma Santos, do assentamento Cachoeira Poço de Pedras, em Jacaré dos Homens, Sertão de Alagoas, diz que as famílias espera por mais de dois anos. “Com o assentamento liberado para o início da construção de nossas casas, vencemos a burocracia e lentidão do Incra e do IMA. Quando começam a ser construídas as casas, o governo vem e leva o nosso recurso', reclamou.

Os manifestantes informaram que só desocuparão o local depois que tiverem uma resposta positiva do Incra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário