MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 6 de julho de 2013

Visto para EUA amplia oferta de serviços no setor de turismo no AM


Solicitação de visto conta com auxílio a partir de Manaus.
Embaixada dos EUA recebe centenas de pedidos do AM todos os meses.

Girlene Medeiros Do G1 AM

Manauenses podem obtido visto no Consulado dos EUA em São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)Consulado em São Paulo é uma das opções para
solicitação do visto americano
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Realizar viagem ao exterior representa desejo e até mesmo sonho para muitas pessoas. Os Estados Unidos são alguns dos destinos que recebem brasileiros todos os dias. Quando se trata de amazonenses no exterior essse quadro não é diferente. Nos últimos meses, quase três mil pessoas viajaram para diferentes estados brasileiros no intuito de conseguir o visto de entrada no país norte-americano. Agências de turismo têm diversificado seus negócios a partir da orientação na retirada de vistos. Apoio importante, pois a autorização concedida por alguns países obedece a vários critérios.
Quem vive em Manaus, somente pode obter o visto para ir aos EUA após passar por uma entrevista agendada na Embaixada em Brasília ou nos Consulados das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, onde o serviço é disponibilizado. O brasileiro que deseja viajar ao país da América da Norte pode obter dois tipos de vistos: o concedido para imigrantes (quem vai morar definitivamente nos EUA) e o não-imigrante (para quem deseja apenas fazer turismo ou viajar a negócios).
Auxílio no visto
Há 31 anos no mercado de agências de turismo, a empresa Regiatur aposta desde 2003 na orientação para a retirada do visto para os EUA. A empresária Ana Cunha, proprietária da agência, afirma que a procura pelo serviço é boa. "Por semana, recebemos 10 pessoas na nossa sede. Além disso, temos uma busca grande de pessoas interessadas via email e por nossa página do Facebook", afirma.
Segundo a empresária, entre os vários tipos de vistos, os voltados para negócios e turismo possuem a maior demanda. "Com a aproximação feita pelo governo do presidente Barack Obama, houve melhoras na facilidades para o brasileiro obter o visto. Por exemplo, pessoas com idades até 15 anos e a partir de 66 anos não precisam ir até os consulados fazer as entrevistas. Uma das chaves do nosso serviço ajuda as pessoas justamente nisso: elas nos contratam e as auxiliamos no envio da documentação, sendo tudo feito com dicas e com a nossa intermediação", declarou.
Com o serviço variando entre R$ 280 (para quem vai tirar o visto pela primeira vez) e R$ 1.200 (pacote completo para quem deseja fazer a renovação), o serviço é visto como promissor pela empresária. "Fazemos isso há 10 anos e a alta na procura pelos voos internacionais só nos anima ainda mais. Muitas vezes, sair de Manaus para os EUA é mais barato que ir para o Nordeste brasileiro. Miami e Orlando continuam sendo destinos muito procurados", declarou.
Dados da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil apontam que 2.985 amazonenses solicitaram visto para entrar no país entre 1º de outubro de 2012 até julho deste ano. Isso representa 0,4% dos pedidos em todo país, os quais somam 721 mil durante o mesmo período.
Miami (Foto: Flavio Leone/ Creative Commons)Miami continua sendo destino bastante procurado por turistas amazonenses (Foto: Flavio Leone/ Creative Commons)

Nenhum comentário:

Postar um comentário