MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 27 de julho de 2013

Visitantes do Rio Araguaia conhecem a cultura dos índios Karajá, em Goiás


Artesanato é exposto na Aldeia Buridina, dentro da cidade de Aruanã.
Turistas aproveitam a temporada das praias de água doce no estado.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Os turistas que visitam o Rio Araguaia podem aproveitar a temporada para conhecer um pouco  mais da cultura indígena. Em Aruanã, um dos destinos mais procurados das praias de água doce em Goiás, há uma aldeia da etnia Karajá dentro da cidade.
Na Aldeia Buridina, os índios exibem um artesanato diversificado. São artigos de decoração feitos com madeira e cerâmica, além de bijouterias coloridas e criativas, que levam sementes, penas de diferentes pássaros e plantas do Cerrado.
"Muito lindo, é muito diferente do que você está acostumado a ver, tanto que você entra aqui e fica um pouco perdida", diz a professora Sirlei Batista da Silva.
O trabalho dos índios é simples, mas feito com capricho. É uma forma de manter viva a tradição do povo Karajá.
"Para a aldeia é muito bom, porque daí passa a conhecer mais o trabalho do povo Karajá, que estava um pouco esquecido. Me surpreende cada pessoa querer levar uma lembrança e isso é muito bom", diz o cacique da Aldeia Buridina, Raul Hawakati.
A influência dos índios está por toda Aruanã, seja no nome da cidade, o mesmo de um peixe famoso, ou no nome do próprio Rio Araguaia, que no idioma indígena significa "arara vermelha".
Visitantes do Rio Araguaia conhecem a cultura dos índios Karajá, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Bonecas Karajá, feitas de cerâmica, à venda na Aldeia Buridina (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
A temporada de praias no Araguaia, anualmente, vai de julho até o início de agosto, quando o nível da água baixa, deixando à mostra por vários quilômetros as areias claras e finas onde são montados os acampamentos.
Com o mês de julho chegando ao fim, os turistas aproveitam ao máximo os últimos dias de férias. Enquanto muitos estão se divertindo ou descansando há vários dias, outros acabaram de chegar. No porto de Aruanã, a movimentação é intensa e a Marinha está de olho. Só podem navegar no rio barcos regularizados e pilotos habilitados.
O Corpo de Bombeiros fiscaliza a segurança nas embarcações. Todos os ocupantes devem usar coletes salva-vidas, é proibido o excesso de pessoas e o piloto nem deve pensar em ingerir bebidas alcoólicas.
"Pilotar uma embarcação num rio como o Araguaia é diferente de você estar em um lago. Tem a correnteza, as embarcações passando perto, tem muita marola, então as pessoas devem tomar cuidado para que os acidentes não aconteçam", alerta o coronel Mauro Gonçalves de Queiroz, comandante a operação de férias dos Bombeiros.
Turistas em temporada de férias no Rio Araguaia, em Aruanã, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Turistas aproveitam temporada de férias nas águas do Araguaia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário