MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Vaticano: protestos não são contra o papa ou a Igreja


Neste momento, não há nenhum fator que faria Francisco mudar seu roteiro no Brasil, mas, se houver alguma recomendação das autoridades, o Vaticano vai 'avaliar', segundo porta-voz; para Abin manifestações são ameaça na visita


Jamil Chade - O Estado de S. Paulo

Rio se prepara para receber o pontífice, que faz sua primeira viagem internacional - Antonio Lacerda/EFE
Antonio Lacerda/EFE
Rio se prepara para receber o pontífice, que faz sua primeira viagem internacional
CIDADE DO VATICANO - O Vaticano se distancia das manifestações no Brasil, se diz "sereno" em relação aos protestos e insiste que tem "plena confiança" nas autoridades nacionais para garantir a proteção da viagem do papa ao País. Na segunda-feira, 22, Francisco desembarca no Brasil para sua primeira viagem internacional. Mas os protestos são considerados a principal ameaça à visita, segundo a própria Abin. Para o Vaticano, no entanto, não há, hoje, nenhum fator que faria o papa mudar o roteiro ou a programação da viagem. Mas, se houver alguma recomendação nesse sentido, irá "avaliá-la".  "As autoridades sabem melhor o que fazer", afirmou na manhã desta quarta-feira, 17, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
O discurso oficial do Vaticano é o de distanciamento dos eventos no Brasil. "Sabemos que há uma situação de manifestações nas últimas semanas no Brasil. Mas temos confiança que a cidade e as autoridades irão gerar a situação e vemos com total serenidade a situação", disse Lombardi. "Não é um confronto com o papa ou com a Igreja", insiste o porta-voz. "Tenho certeza de que será uma belíssima organização."
O Vaticano também explicou que a decisão de ir a Aparecida (SP) foi do papa e que ele é um devoto de Nossa Senhora. "Ele irá pedir proteção para seu pontificado que está começando", completou Lombardi.
A viagem de Francisco ao Brasil será a primeira de um papa ao exterior sem a presença do papamóvel blindado, desde 1981. Para Lombardi, é com um jipe aberto que o papa se sente "melhor, mais comunicado com as pessoas". Em 1981, o papa João Paulo II sofreu um atentado em Roma que mudou os hábitos do Vaticano.
Gastos. Lombardi ainda saiu em defesa dos gastos públicos com a Jornada Mundial da Juventude e da própria visita do papa. "Não se trata de dinheiro jogado no mar", declarou.
Segundo ele, essa questão já vem marcando a maioria das viagens de papas no passado. "A maior parte da população brasileira é católica e está contente com a visita do papa", declarou Lombardi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário