MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 21 de julho de 2013

Turistas esperam ver neve em São Joaquim, na Serra catarinense


Visitantes de todo o Brasil esperam ver neve ou geada nesta madrugada.
Hotéis da Serra de SC registram 100% de ocupação neste domingo.

Do G1 SC

Famílias de todo o Brasil vão a Serra catarinense para observar a geada prevista. (Foto: Kleber Pizzamiglio / RBS TV SC)Famílias de todo o Brasil vão a Serra catarinense para observar a geada prevista. (Foto: Kleber Pizzamiglio / RBS TV SC)
Turistas de todo o Brasil esperam ver a neve na madrugada de domingo (21) para segunda-feira (22) na Serra catarinense. Os hotéis da região registram 100% de ocupação. De acordo com a Epagri/Ciram, a temperatura vai despencar com o avanço da intensa massa de ar polar por Santa Catarina na próxima semana, e a sensação térmica na região da Serra catarinense pode chegar a -22°C à noite.
"O nosso e todos os outros hotéis da cidade estão com lotação máxima até o domingo da próxima semana. Os turistas estão bem ansiosos na expectativa de verem neve, estão todos aguardando. A maioria dos hóspedes são famílias, e todas pedem para que nós liguemos para os quartos caso apareça nesta madrugada" relata Andréia Padilha Lima, recepcionista do São Joaquim Park Hotel, hotel da cidade de São Joaquim, na Serra de Santa Catarina.
Hotéis de São Joaquim estão com lotação máxima (Foto: Edvaldo Dondossola / RBSTV SC)Hotéis de São Joaquim estão com ocupação
máxima. (Foto: Edvaldo Dondossola / RBSTV SC)
A mulher, que trabalha com turismo há três anos, garante que desde que começou a trabalhar com hotéis nunca viu a cidade tão movimentada: "Temos ordem da Secretária de Turismo do estado para encaminharmos os turistas que aparecerem para pousadas alternativas, aqueles moradores que disponibilizam quartos em suas residências. Só neste domingo, já encaminhei um casal e uma família" afirma a recepecionista.
Um grupo de amigos catarinenses que veio do Sul do estado fizeram a viagem de útima hora e ficaram sem hotel para ficar. Eles afirmam que tudo vale a pena pra ver a neve de pertinho, e pretendem voltar pra casa ainda neste domingo. "Estou tentando convencê-los a ficar até de madrugada", disse Marcos Bez, de 23 anos.
Já a família Cruz viajou mais de 3.600 km em busca do frio. "Viemos do Nordeste para a Serra, e programamos essa viagem há mais de um mês, viemos para cá ver neve e queremos ver neve" relata o médico Antônio César Cruz, que veio com os filhos e a mulher para São Joaquim.
Grupo de amigos fizeram viagem de última hora e acabaram ficando sem hospedagem. (Foto: Edvaldo Dondossola / RBS TV SC)Grupo de amigos fizeram viagem de última hora
e acabaram ficando sem hospedagem.
(Foto: Edvaldo Dondossola / RBS TV SC)
Até mesmo os catarinenses que estão acostumados com o frio garantem que a temperatura sentida é abrupta. "Estou acostumado a sentir frio no mar, mas nada compara a este frio que estou sentindo aqui na Serra" afirma o pescador de Itajaí Eduardo Cabral, que visita São Joaquim com a esposa e filha.
Unidades da Defesa Civil de todo o estado catarinense alertam a população para a chegada do frio intenso. "Estamos pedindo que as prefeituras acionem o grupo de ações coordenadas. Isso que dizer que estarão de prontidão Serviço Social, Saúde, além de instituições operativas, a exemplo do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Samu para que possam, principalmente, a partir de domingo, atender qualquer demanda envolvendo pessoas desacolhidas pelo impacto direito dessa onde de frio", diretor de Resposta a Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina.
Na próxima semana, há previsão de temperaturas negativa para as áreas altas do estado, variando de -10°C a -8°C especialmente em Urupema, Urubici, Painel, Bom Jardim da Serra e São Joaquim. No Litoral, as menores temperaturas podem variar entre 0°C a 3°C. No Vale do Itajaí, as máximas não devem atingir os 10°C.
Temômetros de São Joaquim mostram 4 °C no anoitecer deste domingo (21). (Foto: Kleber Pizzamiglio / RBS TV SC)Temômetros de São Joaquim mostram
4 °C no anoitecer deste domingo (21).
Foto: Kleber Pizzamiglio / RBS TV SC)
Massa de ar polar
Conforme informações da Epagri/Ciram, a temperatura segue baixa, mas a intensa massa de ar polar vai atrasar um pouco e só deve chegar ao estado à noite, podendo haver geada durante a madrugada. Em função desse atraso, a condição de neve deve ficar para segunda-feira (22).
De acordo com a Epagri/Ciram, a sensação térmica em algumas regiões de Santa Catarina pode chegar a -22° C, como é o caso da Serra. Durante o dia, a sensação deve ser de -8°C na região. Em Florianópolis, a sensação à noite será de -3°C e de dia, 0°C. No Oeste, enquanto tiver sol, espera-se a sensação de -7°C, já à noite cairá para -19°C. O cálculo da sensação térmica é feito utilizando a combinação de temperatura e intensidade do vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário