MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Torre recém-aberta ao público oferece vista de Paris em 360 graus


Ela poderá ser visitada por turistas até o dia 15 de setembro.
Monumento é o que sobrou de igreja destruída na Revolução Francesa.

Da Reuters

Turistas observam a vista da Torre de Sain-Jacques, em Paris (Foto: Philippe Wojazer/Reuters)Turistas observam a vista da torre (Foto: Philippe Wojazer/Reuters)
A impressionante vista em 360 graus da Torre Saint-Jacques é um dos segredos mais bem guardados da capital francesa.
Por uma boa razão: essa torre do século 16, usada como local de parada para peregrinos que fazem a rota Santiago de Compostela, na Espanha, ficou fechada ao público na maior parte dos seus 500 anos de história.
Torre de Sain-Jacques, em Paris (Foto: Philippe Wojazer/Reuters)A Torre de Sain-Jacques, em Paris
(Foto: Philippe Wojazer/Reuters)
Sem uma licença permanente para receber visitantes, a torre de pedra de 62 metros de altura abriu suas portas nesta sexta-feira (5) para um experimento de 2 meses.
Ela oferece aos turistas uma ótima vista aérea do coração de Paris, desde que eles tenham energia suficiente para subir os 300 degraus da escada em espiral claustrofóbicas e paguem os 6 euros de entrada.
Do terraço de zinco, os marcos mais icônicos de Paris competem por atenção: a Catedral Notre-Dame, o Centro Pompidou, a Torre Eiffel e o bairro de Montmartre são alguns locais que podem ser admirados dali.
Adornado com gárgulas e por uma estátua do Apóstolo São João de 3,5 metros em seu topo, a torre é o que resta da igreja medieval de Saint-Jacques-de-la-Boucherie, saqueada e destruída pelos revolucionários franceses no fim do século 18.
Segundo especialistas, a torre foi poupada por sua beleza e possivelmente para ser usada como um ponto de observação para detectar os frequentes focos de incêndios que assolavam a capital francesa.
A Torre Saint-Jacques passou por uma meticulosa restauração que custou 8,3 milhões de euros de 2000 a 2009.
Ela foi aberta a visitantes pela primeira vez em 2012, durante o fim de semana anual do Patrimônio da França, quando o público é convidado a entrar em prédios de significado histórico e cultural.
Neste ano, a cidade de Paris deu a uma associação local uma permissão excepcional para organizar visitas durante o verão, de sexta a domingo, até o dia 15 de setembro.
"Queremos que fique aberta por um período mais longo este ano”, diz Remi Riviere, diretor da associação. "Se conseguirmos muitos visitantes neste verão e ninguém pular do terraço, então com sorte a cidade nos dará luz verde para seguir com as visitas.”
Passeios guiados (em francês) são realizados a cada hora, das 10h às 17h, para grupos de até 17 pessoas.
À esq., turista sobe escada em espiral da Torre de Sain-Jacques, em Paris; à dir., o interior da torre (Foto: Philippe Wojazer/Reuters)À esq., turista sobe escada em espiral; à dir., o interior da torre (Foto: Philippe Wojazer/Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário