MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Surto de leptospirose preocupa em Acrelândia


Campanha de Combate aos Roedores foi lançada no município.
Nos últimos 15 dias, 18 casos da doença foram confirmados.

Veriana Ribeiro Do G1 AC

Acrelândia (Foto: Reprodução TV Acre)Secretaria de Saúde faz campanha contra roedores
(Foto: Reprodução TV Acre)
Os casos de leptospirose no município de Acrelândia (AC) preocupam os gestores públicos da região. Nos últimos 15 dias, 18 casos da doença foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde, 10 casos ainda estão esperando o resultado dos testes e 18 foram considerados negativos.
O secretário municipal de Saúde, Tião Rita, conta que no ano anterior nenhum caso da doença foi registrado no município e que o aumento de leptospirose está sendo investigado. "Não é normal, estamos fazendo uma campanha e buscando pessoas com sintomas, porque acendeu a luz vermelha na secretaria", afirma.
Comerciantes e órgãos públicos devem aderir à Campanha de Combate aos Roedores, iniciada no começo da semana, e realizar a desratização em seus espaços. "Demos um prazo de 15 dias para que cada um apresente seu laudo de desratização", disse o secretário.
A população está sendo orientada sobre a doença e um questionário vai tentar identificar os focos da doença e os motivos para o surto.  "Não sabemos  ainda qual é o fator, se aumentou o número de ratos ou se diminuiu o predador dos roedores, esperamos nesses 15 dias descobrir o motivo do aumento do casos" comentou Tião Rita.
O secretário não descarta a possibilidade de ser declarado estado de emergência no município, caso seja comprovado um número alto de focos da doença.
Leptospirose
A doença é causada por uma bactéria do gênero Leptospira e é transmitida pelo contato direto ou indireto com a urina de animais infectados. Os principais reservatórios da doença são os roedores das espécies: rattus norvegicus (ratazana ou rato de esgoto), rattus rattus (rato de telhado ou rato preto), mus musculus (camundongo ou catita). Além desses, outros reservatórios importantes são: caninos, suínos, bovinos, equinos, ovinos e caprinos.
A maioria dos pacientes apresentam febre alta com calafrios, dor de cabeça e dor muscular principalmente nos membros inferiores e panturrilha . Outros sintomas  são náuseas, vômitos e diarréia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário