MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 7 de julho de 2013

Redução de área de plantio provoca queda na safra de algodão em MT


Produção do algodão em caroço pode chegar a 1,79 milhão de toneladas.
Há previsão de queda de 34% na comparação com o ano passado.

Do Globo Rural

Mato Grosso está no início da safra do algodão. Este ano, o produtor do estado reduziu a área de plantio, o que provocou diminuição na colheita da cultura em relação ao ano passado.
Foram colhidos apenas 250 dos cinco mil hectares da plantação na fazenda em Novo São Joaquim. Este ano, o tempo não contribuiu com a cultura. Houve estiagem na época do plantio e choveu muito nos momentos em que a lavoura precisava de sol. O desenvolvimento das plantas foi afetado. Houve perdas das maçãs da parte baixa dos pés, o que comprometeu a produtividade.
A colheita, que normalmente começa 180 dias após o plantio, foi atrasada em 30 dias com o objetivo de permitir que as plantas produzissem um maior número de maçãs na parte mais alta, conhecida como ponteiro. Mas a estratégia causou aumento nos custos de produção.
Como também houve redução na área, a colheita total deve ser a menor dos últimos três anos. A produção do algodão em caroço pode chegar a 1,79 milhão de toneladas, com queda de 34% na comparação com o ano passado. Com a oferta reduzida, os preços pagos pela pluma tendem a subir.
O agricultor Eurico Brunetta vendeu antecipado menos da metade do que irá colher e espera aproveitar as boas cotações para garantir rentabilidade em um ano de safra menor. "A valorização do dólar vai ser favorável. Com isso, nós estamos otimistas e com certa expectativa que vamos recuperar um pouco dos custos a mais que tivemos nesta safra que foi uma safra de custos maiores”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário