MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 2 de julho de 2013

Quase 19 mil pacientes esperam por consulta com ortopedista no Paraná


Problema ocorre em Londrina, no norte; 2 mil pacientes esperam cirurgias.
Desde o dia 22 de abril, os ortopedistas deixaram de atender pelo SUS.

Do G1 PR

Um levantamento feito pela Comissão de Seguridade Social da Câmara de Vereadores de Londrina, no norte do Paraná, apontou que quase 19 mil pacientes aguardam na fila para uma consulta com ortopedista na rede pública da cidade. A demanda se agravou depois que alguns hospitais deixaram de atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em abril deste ano.
Na segunda-feira (1º), a comissão, que envolve vereadores, médicos e representantes do Ministério Público (MP), realizou uma região na tentativa de detalhar o problema e para coletar possíveis denúncias de pacientes. A intenção, segundo eles, é montar um dossiê para cobrar providências e mais recursos dos governos estadual e federal.
Além das consultas ortopédicas, mais de duas mil pessoas aguardam por cirurgias eletivas na cidade. Depois de esperar três dias por uma cirurgia no pé, a costureira Maria Oliveira precisou desembolsar R$ 200 em uma consulta particular para conseguir um encaminhamento à Santa Casa. "Eles falam que não tem médico e que a gente está na fila e tem que esperar. Só que eu acho difícil porque a gente que é pobre não tem condições de pagar um plano de saúde. Eu estou nas mãos de Deus, não só eu, mas várias como eu e, às vezes, até pior", desabafa.
Desde o dia 22 de abril os médicos ortopedistas de Londrina decidiram que não iriam mais atender pacientes pelo SUS. A medida foi tomada, segundo eles, porque os valores pagos pelo governo pelas consultas e procedimentos médicos, como cirurgias, por exemplo, não estão de acordo com a realidade da categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário