MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Protesto de sindicatos e movimentos sociais reúne 2 mil em Brasília


Marcha por direitos trabalhistas percorreu a Esplanada dos Ministérios.
Pela manhã, 600 pessoas participaram de ato; não houve paralisação.

Do G1 DF

Manifestantes tomam o Eixo Monumental na Esplanada dos Ministérios (Foto: Isabella Formiga/G1)Manifestantes tomam o Eixo Monumental na Esplanada dos Ministérios, durante protesto em Brasília
(Foto: Isabella Formiga/G1)
Cerca de duas mil pessoas participaram na tarde desta quinta-feira (11) de uma manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Trabalhadores ligados a sete centrais sindicais e integrantes de movimentos sociais marcharam do Museu Nacional até o Congresso, em protesto contra o projeto de lei que regulamenta as terceirizações e pedindo pela garantia de direitos trabalhistas.
Durante o protesto, que recebeu o nome de “Dia Nacional de Luta e Paralisações”, os manifestantes também reivindicaram atenção à agenda socioambiental, o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho, reforma agrária, agilidade na aprovação de projetos de interesse dos trabalhadores que estão parados no Congresso, 100% dos royalties para educação e melhorias na saúde e no ensino.

Os participantes se reuniram em frente ao Museu Nacional, por volta das 15h. Pouco depois das 16h, os manifestantes fecharam as seis faixas da via S1 do Eixo Monumental e marcharam até o gramado do Congresso. O ato terminou pouco depois das 18h.
Manifestantes ocupam o gramado do Congresso Nacional (Foto: Isabella Formiga/G1)Manifestantes ocupam o gramado do Congresso
Nacional (Foto: Isabella Formiga/G1)
Segundo a PM, não houve tumulto. A corporação informou que 700 homens fizeram a segurança no local. Em frente ao Palácio do Itamaraty, fuzileiros navais faziam um cordão de isolamento.

Seis carros de som acompanharam os manifestantes. Lideranças sindicais e dos movimentos sociais se revezaram ao microfone para falar sobre as reivindicações.

O protesto contou com a participação de membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Pela manhã, eles bloquear a entrada do prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Setor de Autarquias Norte, em Brasília. O ato foi pela retomada da reforma agrária no Brasil.

Outro protesto
Pela manhã, representantes da Força Sindical e de outras centrais de trabalhadores fizeram uma passeata da Catedral Metropolitana ao Palácio do Planalto. Entre as reivindicações do grupo estão o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas, reajustes para aposentados, a reforma agrária, mudanças na equipe econômica do país e mais investimentos para saúde e educação.
Representantes da Força Sindical e de outras centrais de trabalhadores realizam passeata na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (Foto: Gabriella Julie/G1)Representantes da Força Sindical e de outras centrais de trabalhadores realizam passeata na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (Foto: Gabriella Julie/G1)
Os manifestantes se concentraram a partir das 9h e iniciaram a caminhada às 10h55. Eles ocuparam três das seis faixas da via S1, no Eixo Monumental. De acordo com o tenente-coronel Maurício Gouveia, da PM, o ato não registrou nenhum tipo e ocorrência até a publicação desta reportagem e reúne 600 pessoas.

Sem paralisações
Ônibus e metrô funcionaram normalmente no Distrito Federal nesta quinta. Havia possibilidade de paralisação por parte dos trabalhadores, mas a proposta não foi aprovada durante assembleias realizadas nesta quarta (10). Nenhum outro serviço público foi interrompido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário