MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Projeto 'Caminhos do Imperador' atrai visitantes para Cantagalo, RJ


Visitantes podem conhecer um pouco da história de 'Boa Sorte'.
Locais por onde Dom Pedro II passou são atrações.

Do G1 Região Serrana

A Fazenda de Areias recebeu a Família Real para almoço (Foto: Divulgação)A Fazenda de Areias recebeu a Família Real para almoço (Foto: Divulgação)
Boa Sorte, quinto distrito de Cantagalo, Região Serrana do Rio, iniciou recentemente o   projeto “Caminhos do Imperador”. O passeio começa no Espaço Cultural Hemir Gil Caetano, localizado na loja Almek Center e reúne um grande acervo da história de Cantagalo. Durante a visita, os participantes se encantam com peças, livros e fotos que retratam não só a história cantagalense, mas também a de Nova Friburgo, que pertencia ao município.
Pedra do Chapéu, em Boa Sorte (Foto: Divulgação)Pedra do Chapéu, em Boa Sorte (Foto: Divulgação)
O primeiro ponto de parada do passeio é a Pedra do Chapéu, onde, segundo a história, Dom Pedro II parou para tirar um cochilo e, ao acordar apressado, esqueceu o chapéu sobre a pedra, dando origem ao nome. Seguindo o percurso, os visitantes conhecem o Açude de Areias, em uma região que reúne uma vasta variedade de pássaros e outros animais da fauna brasileira. De acordo com antigos moradores, no local existiam casas e plantações e o açude surgiu misteriosamente.
Outros pontos visitados são a Fazenda de Areias e a Vila Areinhas.  A Fazenda de Areias é conhecida pelo seu valor histórico e foi onde a Família Real foi recebida para um grande almoço. O local também é conhecido por possuir uma jabuticabeira que foi plantada pela Princesa Isabel. Na Vila Areinhas, os visitantes podem conversar com moradores que foram trabalhadores da fazenda e são descendentes de escravos.
O Espaço Cultural reúne a história de Cantagalo e Nova Friburgo (Foto: Divulgação)O Espaço Cultural reúne a história de Cantagalo e
Nova Friburgo (Foto: Divulgação)
A Fazenda Itaoca também é visitada e, segundo historiadores, o local foi frequentado pela Família Imperial. O passeio histórico termina na Fazenda São Clemente, uma das propriedades mais importantes durante o ciclo do café que recebeu Dom Pedro II.
Durante todo o passeio, os participantes se encantarm com as belezas do distrito e a rica história que Boa Sorte possui, evidenciando a beleza da região e a sua importância no cenário histórico brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário