MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Professores protestam em frente à sede da Prefeitura de Manaus


Objetivo é entregar às autoridades um documento com reivindicações.
O ato 'Vem para a rua pela Educação' reúne cerca de mil pessoas.

Camila Henriques Do G1 AM

Professores protestam em frente à sede da Prefeitura de Manaus (Foto: Camila Henriques/G1 AM)Professores protestam em frente à sede da Prefeitura de Manaus (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
Professores e profissionais da rede municipal e estadual de ensino fazem um protesto em frente à sede da Prefeitura de Manaus nesta quinta-feira (11) em adesão ao Dia Nacional de Lutas que acontece em todo o país. Por volta das 9h, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) registrava retenção no sentido centro/bairro da Avenida Brasil, Zona Oeste. O objetivo do grupo é entregar às autoridades um documento com as reivindicações. Cerca de 3 mil pessoas participam da manifestação, segundo a Polícia Militar.
O ato "Vem para a rua pela Educação" é organizado pelo Associação do Movimento de Luta dos Professores de Manaus (Asprom). De acordo com o representante Hebert Silva, a categoria vai se manter no local e deve fazer passeata até a sede do Governo do Amazonas.
Entre as reivindicações cobrada pelos educadores constam: a 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para educação, condições de trabalho decentes, fim do assédio moral nas instituições, além de auxílios de transporte e alimentação. "Não é apenas salário, estamos pedindo pela melhoria da educação e das nossas condições de trabalho. É um ato pacífico. Pedimos valorização e respeito dentro das escolas", disse ao G1.
O professor da rede municipal Carlos Raposo, de 63 anos, aderiu ao movimento. Ele cobra melhorias nas condições de trabalho dentro das unidades de ensino. "É muito difícil trabalhar nessas condições. Os políticos não visam a melhoria na educação. Enquanto isso, ficamos em condições precárias", afirmou.
Pais e alunos também apoiam o movimento. A estudante Klindy Geovana, de 12 anos, cobra mais atenção aos educadores. "Sinto que os professores acabam não conseguindo passsar o conteúdo como gostariam por causa da falta de estrutura", disse a estudante do 6º ano.

Educação
A mobilização de trabalhadores e estudantes não interrompeu as aulas da rede estadual de ensino do Amazonas, conforme afirmou a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O secretário Rossiele Soares disse que alguns professores e alunos tiveram dificuldade de locomoção para realizar o trajeto até as escolas.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) destacou que oficialmente a orientação dada às escolas da rede de ensino de Manaus é manter as atividades normalmente. Até manhã desta quinta-feira, a Semed disse que ainda não havia registro de suspensão das aulas nas escolas municipais motivadas pelos atos do Dia Nacional de Lutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário