MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 16 de julho de 2013

Por causa da seca, agricultores do CE lutam para garantir o cultivo


Mesmo com a volta da chuva, muitos açudes ainda estão secos.
É preciso driblar a seca a aprender a conviver.

Do Globo Rural

As nuvens pesadas no céu de Canindé, município que fica na região central do Ceará, não trazem esperança. Apesar do nível de chuva ter sido acima do esperado no último mês, o sertão ainda sofre com a estiagem.
Os açudes têm pouca água e obrigam a prefeitura a racionar o uso. Canindé é um dos 25 municípios cearenses que aderiram ao racionamento.
A região foi bastante castigada esse ano com a estiagem. O mês de junho até que recebeu bastante chuva, dentro dos limites para o mês, mas a tendência é que isto não se mantenha.
No açude que acumula maior volume d'água na região atualmente, a quantidade de água é de 10% da capacidade total, é de 10 milhões de metros cúbicos.
Mesmo com a seca tão rigorosa, um grupo de pequenos agricultores descobriu que é possível plantar com mais qualidade, de forma barata, otimizando a água que sai do açude. Eles até conseguiram aumentar a quantidade de produtos cultivados, entre eles o tomate, que está com uma qualidade bem melhor.
Na primeira colheita ainda não havia o sistema de irrigação, que foi construído por José Maria da Cruz e o irmão Cleiton dos Santos, que contam que investir no sistema só foi possível porque a família conseguiu financiamento.
Os agricultores que não conseguiram financiamento e que perderam a safra estão sendo amparados por outros programas de convivência com a seca, como o Garantia Safra. O seguro, que vai ser pago a partir de agosto, já é referente às perdas da safra deste ano. O dinheiro vai ser distribuído em cinco parcelas de R$ 152.

Nenhum comentário:

Postar um comentário