MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 26 de julho de 2013

População acampa há dois dias por vaga do Pronatec em curso na BA


Eles estão acampados em frente à Secretaria de Cidadania e Inclusão.
Inscrição será realizada a partir do sábado (27), na cidade de Camaçari.

Do G1 BA

Estudantes acampam pelo Pronatec em Camaçari (Foto: Everaldo Lins/ Arquivo Pessoal)Estudantes acampam pelo Pronatec em Camaçari (Foto: Everaldo Lins/ Arquivo Pessoal)
Dezenas de pais e alunos estão acampados em frente à sede da Secretaria de Cidadania e Inclusão (Secin), em Camaçari, município na região metropolitana de Salvador, na manhã desta sexta-feira (26), para tentar uma inscrição em um dos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na institução. Algumas pessoas afirmam que chegaram ao local na quarta-feira (24).
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Camaçari, as senhas para a inscrição começam a ser distribuídos a partir das 7h do sábado (27). A partir das 8h, o grupo passa a ser atendido.
A estudante Laís Brás, de 24 anos, tenta uma vaga no curso de ajudante de manutenção. "Cheguei quarta-feira, 16h, e sou o número duzentos e pouco, imagine se chegasse depois. A gente mesmo fez uma lista colocando os nomes", conta.
Segundo Laís, ela e uma colega fazem um revezamento na fila para garantir o lugar. "Minha colega dormiu e hoje eu durmo, a gente fica revezando. É um dia de cada de dormir. Fico no banco, sentada com guarda-chuva", afirma.
"Estou aqui desde ontem [quinta-feira], 18h. É humilhante, não é preciso isso, mas não tem lugar para ficar, é debaixo de chuva e sol. Tudo para aventurar por uma vaga, mas se a gente quer conseguir algo, tem que vir. Quero inscrever meu filho de 18 anos no curso de petróleo e gás", afirma Margarida de Oliveira Nascimento, de 46 anos.
Margarida diz que está no local em pé, usando apenas um guarda-chuva para se proteger do mau tempo.

Cursos
Segundo a assessoria de imprensa do órgão, são disponibilizadas 300 vagas para oito cursos. São eles: caldeireiro, ajustador mecânico, assistente de planejamento e controle de produção, eletricista instalador predial de baixa tensão, agente de observação de segurança na indústria, operador de sonda de perfuração, operador de computador, além de montador e reparador de computador.
Para participar, o candidato deve ter idade entre 16 e 59 anos e ter concluído o Ensino Fundamental I. é preciso levar original e cópia dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência, atestado de escolaridade, além de  cartão de inscrição do NIS (Número de Inscrição Social) e  PIS (Programa de Integração Social). A aulas estão previstas para começar no dia 26 de agosto.
Estudantes acampam pelo Pronatec em Camaçari (Foto: Everaldo Lins/ Arquivo Pessoal)Estudantes acampam pelo Pronatec em Camaçari (Foto: Everaldo Lins/ Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário