MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Plantas hepatoprotetoras

Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado



O boldo estimula as funções digestivas aumentando a secreção biliar. O princípio ativo do boldo é a boldina, um alcalóide, responsável pelas propriedades hepatoprotetoras, antioxidante e sabor amargo. Ele não deve ser ingerido por gestantes e por pessoas com hepatite aguda. Além disso, as folhas de boldo apresentam taninos e o ascaridol um óleo essencial que tem ação colerética (aumenta a liberação de bile a partir da vesícula biliar) e colagoga (aumenta a secreção de bile).
A alcachofra contém cinarina e flavonóides que protegem e regeneram as células hepáticas além de diminuírem os níveis de colesterol. Auxilia também na eliminação da uréia e de substâncias tóxicas decorrentes do metabolismo celular.A silimarina é uma flavolignana e é o principal componente da planta Silybum Marianum. Tem efeitos antioxidantes e antiinflamatórios. Sua ação de proteção das células hepáticas foi demonstrada em estudos in vivo e in vitro por meio da diminuição por agentes químicos.
Referências:
KALLUF, L. Fitoterapia Funcional: dos princípios ativos à prescrição de fitoterápicos. 1 ed. VP editora. São Paulo, 2008.
Pradhan SC; Grirish C. Hepatoprotective herbal drug, silymarinum from experimental pharmacology to clinical medicine. Indian J Med Res, 2006.
Por Joyce Rouvier

Nenhum comentário:

Postar um comentário