MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 20 de julho de 2013

Paris faz guia oficial para ensinar moradores a tratar melhor os turistas


Para guia, brasileiro gosta de conhecer lugares escondidos e de sair à noite.
Objetivo do projeto é reduzir fama de esnobes dos parisienses.

Do G1, em São Paulo

Trecho do manual que descreve o turista brasileiro (Foto: Reprodução/Do you speak touriste?)Trecho do manual que descreve o turista brasileiro
(Foto: Reprodução/Do you speak touriste?)
Um turista que gosta de conhecer lugares escondidos e exclusivos, utiliza táxis com frequência, adora sair à noite e tem uma imagem “totalmente poética” de Paris.
Assim o visitante brasileiro é descrito em um guia distribuído aos profissionais que trabalham com serviços turísticos na capital francesa.
O manual, chamado "Do You Speak Touriste?" (algo como “Você fala turista?”), é uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria de Paris e do Comitê Regional de Turismo da cidade para tentar capitalizar mais com o turismo melhorando a imagem que o mundo tem da hospitalidade parisiense.
Disponível nas versões impressa e online, o guia apresenta as características dos turistas das 11 nacionalidades que mais visitam a cidade.
Além de algumas frases básicas no idioma do país – como “bom dia”, “obrigado” e “bem-vindo” --, é apresentado um pequeno perfil de cada visitante.
Na parte intitulada “Os brasileiros do entusiasmo e do sonho”, ensina-se que a maioria dos turistas que vêm do Brasil viaja em casal, fica, em média 6,6 noites e gasta 167 euros por dia, em média.
Também se registra que os cinco monumentos mais visitados pelos brasileiros são a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, o Museu do Louvre e as igrejas Sacre-Coeur e Notre-Dame, e que eles também gostam muito do Palácio de Versailles e do Museu d’ Orsay.
No final, afirma-se que o turista do Brasil quer “um contato caloroso e próximo”.
Fama de esnobes
Apesar de ser o país mais visitado do mundo -- no ano passado, recebeu 83 milhões de estrangeiros --, a França nunca foi conhecida como um país onde os moradores são simpáticos com os turistas. O destino também perde para outros, como os EUA e a Espanha, na lista dos que mais lucram com os gastos dos turistas.
Um dos grandes ícones de Paris, a Torre Eiffel também é famosa por sua iluminação noturna. A imagem foi capturada no Dia da Bastilha, comemorado em 14 de julho (Foto: Benoit Tessier/Reuters)A Torre Eiffel é o monumento mais visitado por
turistas brasileiros (Foto: Benoit Tessier/Reuters)
Com a economia em recessão e a taxa de desemprego beirando os 11%, o país não pode mais se dar ao luxo de ignorar o turismo, que responde por mais de 7% de seu produto interno bruto, segundo a “Associated Press”.
Para explicar a reputação rude dos moradores da cidade, uma funcionária do governo afirma que é difícil lidar com a horda de turistas que chega à cidade todo ano. "Às vezes é difícil ‘casar’ os parisienses com os 30 milhões de turistas que desembarcam lá", disse à AP Audrey Epeche, que trabalha com Jean-Bernard Bros, político responsável pelo setor turístico na cidade.
Mas a Câmara de Comércio acha que é possível melhorar isso, a começar pelo idioma. "Quando você vai a um país estrangeiro e vê que a pessoa na sua frente está fazendo um esforço para ao menos começar uma conversa na sua língua, uma barreira se rompe", afirmou à AP  Quentin Boissy D'Anglas, porta-voz da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário