MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Para manter tradição, artesão dá aula de concertina no ES


Professor ainda conserta e incrementa os instrumentos.
Cerca de 60 jovens têm aulas gratuitas em Domingos Martins.

Cesinha Fernandes Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

Professor ainda conserta e incrementa os instrumentos. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Professor ainda conserta e incrementa os instrumentos. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Tradição na região Serrana do Espírito Santo, a música das montanhas é uma das responsáveis pela riqueza cultural do município de Domingos Martins. No distrito de Melgaço, um artesão, professor e construtor dá aulas de concertina e mantém viva a paixão que carrega desde a infância. Por conta do gosto pelo instrumento, Angelino Zaager transformou a diversão em trabalho e passou a consertar e incrementar concertinas na região.
 O artesão conta que aprendeu a tocar o instrumento na infância, com oito anos de idade, e nunca mais parou. "Com o tempo, a gente foi pegando os parafusos, abrindo, olhando como é que faz. Então, aprendemos a consertar instrumentos. É o som mais bonitos de todos os instrumentos em que eu já mexi", falou Zaager.
Com tecido, metal e papelão, as concertinas são reformadas e novamente esculpidas em madeira trabalhada. Para conseguir fazer os recortes e decorações exclusivas, o artesão utiliza conchas, que dão origem às flores de enfeite. "Tudo isso vai demorar, no mínimo, de uns seis a dez meses para fazer uma concertina.
Questionado sobre o receio em relação ao fim do interesse pelo instrumento, ele conta que o assunto não é novidade entre os moradores locais. "Na verdade, isso sempre foi falado. Dizem que a concertina não vai ter mais jeito, que os velhos vão falecer e os novos não vão querer aprender a tocar", disse Zaager. Com o objetivo de dar continuidade à tradição e garantir o futuro da concertina, o artesão começou a dar aulas do instrumento para a comunidade local e cerca de 60 alunos recebem ensinamentos gratuitos.
Aos 72 anos, Hansgotthard Miertschink decidiu aprender a tocar concertina junto a um grupo de jovens. "Sou o aluno mais novo em tempo de aprendizado e, na idade, sou o mais velho. Escolhi aprender a tocar agora porque sou apaixonado pelo instrumento desde que eu era criança", afirmou o morador de Melgaço.
Cerca de 60 jovens têm aulas gratuitas em Domingos Martins. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Cerca de 60 jovens têm aulas gratuitas em Domingos Martins. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário