MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Pacientes com câncer em Caxias têm que deslocar para outras cidades


Município teria recebido recursos para construção de Centro de Oncologia.
Pacientes também afirmam que ainda não recebem regularmente o TFD.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Pacientes de câncer em Caxias têm duas alternativas na escolha do tratamento: correr para São Luís ou para o Estado do Piauí. Há denúncias de que o município já teria recebido recursos para construção de um centro oncológico.
Os pacientes também afirmam que ainda não recebem regularmente o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), um recurso do Governo Federal repassado ao município para pagar despesas de deslocamento.
Naiane e Francisca, filha e mãe, lutam contra o câncer. Naiane descobriu um tumor na mama no ano passado e, desde então, passa por tratamento no Piauí. Tudo começou com a dificuldade para receber o diagnóstico.

“Nós buscamos imediatamente o serviço público de Caxias. Começamos pela Unidade Básica de Saúde, que encaminhou para o Seami, onde o oncologista de Teresina solicitou uma biópsia, cujo material foi encaminhado para Teresina. Infelizmente passaram 60 dias para que pudéssemos receber esse exame. Deu até para a gente notar que durante esse período deu para desenvolver muito mais o tumor da mama da minha esposa”, conta Natanael dos Reis, marido de Naiane.
A mãe, Francisca Lúcia, sofre com a necessidade de tratamento. “Eu achava que a gente tinha que ter uma alternativa para se tratar aqui, porque para se deslocar para São Luís é muito longe. São cinco horas de viagem”, reclama a dona de casa Francisca Lúcia Rodrigues.
Segundo o Portal da Transparência, o município de Caxias recebeu do Governo Federal recursos da ordem de mais de R$738,8 mil para a construção de um Centro de Oncologia, mas a cidade continua sem fazer nenhum tipo de tratamento contra o câncer. O recurso seria aplicado na instalação de estrutura no Hospital Municipal Gentil Filho.
A portaria nº5599 do Ministério da Saúde visa garantir condições para pacientes com doenças não tratáveis no seu município pagar as despesas para que o tratamento seja feito em outra cidade.
 
A reportagem tentou falar por diversas vezes com o secretário de saúde de Caxias, Domingos Vinícius de Araújo Santos. A secretária dele, que se identificou como Cida Oliveira, alegou falta de tempo pra que ele recebesse a equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário