MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 20 de julho de 2013

Organização cancela cavalgada de feira agropecuária em Cacoal, RO


Doença de mormo descoberta em Cujubim foi motivo de cancelamento.
Expoac começa no dia 7 de agosto; exame de mormo deve ser apresentado.

Paula Casagrande Do G1 RO

Doença de mormo causou cancelamento de cavalgada, em Cacoal (Foto: Paula Casagrande/G1)Doença de mormo causou cancelamento de cavalgada
em Cacoal (Foto: Paula Casagrande/G1)
A tradicional cavalgada que simboliza a abertura da Exposição Agropecuária de Cacoal (Expoac) foi cancela devido a confirmação do primeiro caso da doença mormo em equinos em Rondônia, ocorrido em junho de 2013, em Cujubim (RO). Em sua 15ª edição, esta será a primeira vez que a cavalgada não antecede a festa. O evento estava marcado para o dia 3 de agosto. A Exposição acontece no período de 7 a 11 do mesmo mês.
De acordo com Jair Batista, presidente da Associação Rural de Cacoal (Arca), a decisão foi tomada após um alerta emitido pela Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) quanto ao perigo representado pela aglomeração de animais.  “Em conversa com alguns técnicos da Idaron decidimos pelo cancelamento da cavalgada de 2013 como medida cautelar, apesar dela ser bem vista pela comunidade e cidades vizinhas. Essa doença é realmente grave”, diz Batista.
Para os animais que participam do leilão de elite e ficarão expostos, Jair adiantou que são exigidos exames de anemia infecciosa equina e de mormo, mas em Rondônia ainda não há laboratórios credenciados para a realização do procedimento.
Para o médico veterinário da Idaron de Cacoal, Thiago Fonseca Nelli Costa, neste momento a decisão dos organizadores foi acertada, apesar de nenhum outro foco ter sido encontrado em todo estado. “Nós orientamos o presidente da associação bem como todos os proprietários de animais que procuraram o órgão neste período. A aglomeração de animais e pessoas faz aumentar o risco de uma transmissão”, explica.
Segundo Thiago, no momento, a Idaron trabalha no alerta aos criadores e na busca pela existência de novos focos da doença dentro de Rondônia. “Nós não sabemos o quanto essa doença ainda está presente no Estado. Então estamos cobrando exames de sorologia e análise clínica dos animais para emissão da Guia de Transporte Animal”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário