MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Ocupação média dos hóteis do Rio durante a JMJ é de 62%


Segundo associação, Centro, Copacabana e Leme lideram as preferências.
Hotéis devem promover descontos após fraca ocupação na Copa.

Do G1 Rio

A ocupação média dos hotéis do Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude está em 62% (61,97%) para o período do evento. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio, os bairros mais procurados até o momento são o Centro, que lidera a média da cidade com 69,53% dos quartos ocupados; Copacabana e Leme, com 68,35%, e Ipanema e Leblon, com 57,31%, na Zona Sul. A Barra da Tijuca, na Zona Oeste, está com 47,18% quartos reservados para a data.
Segundo a associação, a pesquisa ainda aponta que os hotéis 3 e 4 estrelas estão com 63,78% dos quartos reservados. Já os de padrão 5 estrelas, com 47,05%. “Os números confirmam a expectativa prévia da ABIH-RJ. A maior parte dos participantes da Jornada Mundial da Juventude optou por hospedagens econômicas e alternativas, e não a hotelaria padrão de 3 a 5 estrelas localizada no corredor turístico da cidade”, esclarece o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes.
Descontos para a JMJ
Após a ocupação abaixo do esperado no período da Copa das Confederações, a ABIH-RJ vem promovendo uma campanha junto aos empreendimentos hoteleiros para a concessão de descontos nas tarifas, como um atrativo para os visitantes na JMJ. A lista de hotéis participantes pode ser conferida no site da entidade e os descontos variam entre 10 e 50%.
“Nosso produto é extremamente perecível e sua comercialização, assim como a estruturação das tarifas, segue as leis de oferta e procura do mercado. Já que a ocupação está aquém das expectativas, prepararemos promoções para atrair o público. Os eventos que trazem grande aglomeração afastam o mercado corporativo e o público de lazer das férias de julho. Não podemos ficar com os hotéis vazios”, explica o presidente da ABIH-RJ.
Em relação às tarifas, o presidente da associação é categórico “É sabido que o valor da hospedagem corresponde a 20% do preço final dos pacotes. É natural um incremento nas tarifas em períodos de grandes eventos, mas a sobretaxa das agências chegam a encarecer o valor final das diárias em 30%. Não podemos permitir que o comportamento normal da sazonalidade do mercado seja considerado prática abusiva. Isso acontece em qualquer lugar do mundo”, pontua Lopes.

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