MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 14 de julho de 2013

'NYT' repercute fracasso de projetos de Dilma em resposta a protestos


FOLHA DE SÃO PAULO
O jornal americano "The New York Times" abordou, em sua edição deste sábado (13), a repercussão dos projetos da presidente Dilma Rousseff (PT) em resposta às manifestações populares que aconteceram em diversas cidades do país em junho.
Assinada pelo jornalista Larry Rohter, ex-correspondente do "NYT" no país, a reportagem intitulada "Brazilian President's Attempts to Placate Protesters Backfire" ("Tentativas da presidente do Brasil para aplacar protestos saem errado", em tradução livre) afirma que o fracasso de todas as iniciativas de Dilma aumentou a insatisfação popular --em referência também à mobilização sindical da última quinta-feira, batizada de "Dia Nacional de Lutas".


O texto lista as ideias da assembleia constituinte e do plebiscito para a reforma política; o uso do dinheiro dos royalties do petróleo para a saúde e educação; e a redução no número de ministérios como planos da presidente para acalmar os ânimos.
Citado pela reportagem, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) classifica a agenda proposta pela presidente e pelo Congresso de "puro marketing".
Em seguida, o jornal americano repercute o protesto das associações médicas brasileiras em relação ao programa "Mais médicos", lançado pelo governo federal, e as vaias recebidas pela presidente em evento com prefeitos na qual anunciou a liberação de R$ 3 bilhões para investimentos nos municípios.
Dilma "parece estar pagando o preço pela falta de experiência e habilidade política", diz a reportagem, que comenta também as conversas particulares da presidente com seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva.
Para o "NYT", o descontentamento popular pegou Dilma e sua equipe desprevenidos, depois de uma década de melhoras nos índices sociais e de educação.

Reprodução/The New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário