MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 16 de julho de 2013

No RS, agricultores estão produzindo sabão com plantas nativas


Uma das mais procuradas é a cobrina.
Planta pode ser usada na limpeza da casa e na higiene dos animais.

Do Globo Rural

Com as folhas da cobrina, árvore nativa na propriedade, o agricultor Alcir Pizoni descobriu que pode fabricar produtos de limpeza.
A novidade foi ensinada pela Emater, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado, que em parceria com o município está divulgando receitas que podem, inclusive, agregar renda para as famílias.
O sabão líquido com a cobrina é fácil de preparar. Para a receita que rende 30 litros, são necessários 200 a 300 gramas da cobrina, o equivalente a 50 folhas, em média, um litro de álcool com a concentração de 92,8%, encontrado em farmácias e supermercados, meio quilo de soda, 1 e ½ litro de óleo de soja e 30 litros de água.
Primeiro é preciso deixar as folhas de molho no álcool por oito dias. Quando estiver pronto, dissolva a soda em um litro de água. Coloque o álcool com a cobrina bem devagar e logo em seguida, aqueça o óleo e acrescente ainda quente. Mexa tudo até que a mistura muda de cor. Quando estiver bem escura, adicione os outros 29 litros de água, mexa mais um pouco e está pronto o sabão.
Além da limpeza da casa, o sabão pode ser utilizado para higiene dos tetos das vacas antes da ordenha, o que inibe ou mata as bactérias. A prática, de acordo com uma pesquisa feita pela Emater com diversos agricultores da região, resulta em maior qualidade do leite.
A receita do sabão de cobrina está sendo repassada para os agricultores do noroeste gaúcho, onde a árvore é encontrada com mais facilidade.

3 comentários:

  1. gostaria de conhecer a planta bo as fotos

    ResponderExcluir
  2. gostaria de ver fotos das arvores de cobrina e saber onde encontrar

    ResponderExcluir
  3. Olá gostaria de saber como conseguir sementes de cobrina. Sou de Curitiba e meu e-mail é jsarancarraro@gmail.com

    ResponderExcluir