MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 9 de julho de 2013

Nível de represa em PE preocupa quem depende da água para plantar


Mesmo com as chuvas, nível da represa Luiz Gonzaga está baixo.
Prefeitura não descarta possibilidade de suspender a distribuição.

Do Globo Rural

A represa Luiz Gonzaga fica no município de Petrolândia, sertão de Pernambuco, e ocupa uma área superior a 800 quilômetros quadrados.
Em condições normais, o reservatório, que faz parte da bacia do Rio São Francisco, pode acumular quase 11 bilhões de metros cúbicos de água, mas após o segundo ano irregular de chuva na região, a lâmina de água da represa sofreu uma forte baixa.
A água que vem da usina de Sobradinho poderia recompor o nível da represa Luiz Gonzaga, mas a Chesf, Companhia Hidrelétrica do São Francisco, vem diminuindo a vazão. Caiu de 1,5 mil metros cúbicos por segundo para 1,1 mil. O controle de saída da água é feito para não comprometer outros reservatórios.
A represa Luiz Gonzaga, também conhecida como Barragem de Itaparica, já perdeu mais de 60% do volume útil, quadro bem próximo do mínimo estabelecido para geração de energia e abastecimento.
Depois de 15 anos o nível da Barragem de Itaparica voltou a estar em situação crítica. Com as chuvas de maio houve uma recuperação, mas muito pouco perto do esperado. E as projeções até o fim do ano não são nada animadoras.
Pelo menos 2 mil agricultores dependem da barragem para irrigação de 5 mil hectares. A produção de coco, por exemplo, é forte na região e seria drasticamente afetada porque as bombas e tubos não serviriam mais para captação de água com o recuo do reservatório.
Mais de 200 famílias dependem da piscicultura, atividade que fica ameaçada pela perda de volume na barragem.
O superintendente da Chesf, João Henrique Franklin, informa que o nível da represa só deve voltar a subir em novembro, quando começa o período de chuvas, mas garante que até lá, o nível de segurança da barragem será mantido. João assegura que o planejamento é feito para que não comprometa o abastecimento de água e nem de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário