MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 27 de julho de 2013

Não haverá desconto para a Grécia, diz ministro alemão

Agência Estado

O Ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, descartou categoricamente uma segunda rodada de alívio de dívida para a Grécia, apesar de muito economistas terem dito que a medida é inevitável.
Em uma entrevista ao jornal alemão de grande circulação Bild Am Sonntag, divulgada antecipadamente neste sábado, Schäuble disse que "isso é certo: não haverá um segundo haircut (desconto) para Atenas". O ministro disse que, enquanto a Grécia cumprir as condições estabelecidas pelos credores internacionais, ela continuará a receber ajuda até depois de 2014, quando seu programa de socorro atual expira.
As autoridades da zona do euro aprovaram ontem o desembolso de uma parcela de 2,5 bilhões de euros (US$ 3,3 bilhões) para a Grécia como parte do programa de socorro do país. Além disso, os governos da zona do euro darão 1,5 bilhão de euros em lucro proveniente do programa de compras de bônus do Banco Central Europeu (BCE) para o governo grego. A Grécia ainda enfrenta, no entanto, um déficit de financiamento de cerca de 4 bilhões de euros que terá de cobrir até o outono (no Hemisfério Norte).
O nível da dívida da Grécia é de mais de 160% do Produto Interno Bruto (PIB). Muitos especialistas esperam que após a eleição alemã, prevista para 22 de setembro, um debate controverso ocorrerá sobre se a zona euro deve perdoar parte da dívida da Grécia. Na entrevista ao jornal, Schäuble expressou também otimismo sobre os esforços de consolidação e implementação de reformas econômicas e sociais na zona do euro. Fonte: Dow Jones Newswires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário