MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Movimento Passe Livre ocupa a Câmara Municipal de Salvador


Grupo pede apoio à sociedade e diz que vai realizar uma virada cultural.
Assessoria diz que manifestação no local é comum.

Do G1 BA

Movimento Passe Livre ocupa a Câmara Municipal de Salvador (Foto: Ida Sandes / G1 BA)Movimento Passe Livre ocupa a Câmara Municipal de Salvador (Foto: Ida Sandes / G1 BA)
Cerca de quinze integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) Salvador ocuparam a Câmara Municipal da capital baiana na tarde desta segunda-feira (22). Em publicação da página oficial do grupo nas redes sociais, os manifestantes pedem apoio à população. "Saia da sua casa agora para fazer vigília e impedir qualquer tipo de agressão policial. Vamos fazer uma virada cultural, com poesias, música, dança, etc", afirma a postagem.
Alguns dos manifestantes se acorrentaram na Câmara. Outros integrantes do movimento estão no lado de fora do prédio. "A redução da tarifa para R$ 2,50 e o passe livre para estudante são nossas prioridades. Ficaremos aqui por tempo indeterminado se as nossas reivindicações não forem atendidas", informou o educador social Jair Ferreira, um dos integrantes do movimento.
Os manifestantes informaram que ao longo da semana passada eles acompanharam as sessões na Câmara e que até esta segunda-feira (22) a pauta de reivindicações deles não foi discutida. Durante a ação nesta segunda, eles entregaram uma carta com as principais reivindicações à população.
Em contato com a assessoria de imprensa da câmara municipal, o G1 foi informado que a instituição está aberta para todo tipo de movimento, e que a presença de manifestantes de diversas categorias é uma situação normal e diária. Após a ocupação, o local ganhou reforço policial.
Entre as principais reivindicações do movimento estão a redução imediata da tarifa de ônibus, ampliação da frota de veículos, ativação e ampliação do metrô de Salvador, extinção da tarifa para os trens do subúrbio, além da construção de novas estações. Confira a lista completa de reivindicações aqui.

Reunião no Centro Cultural
No dia 11 de junho, integrantes do MPL, população e vereadores participaram de uma audiência pública no Centro Cultural da Câmara Municipal. Na sessão, encerrada por volta das 18h30, as cerca de 40 pessoas inscritas debateram problemas do transporte público da capital baiana.
movimento passe livre na câmara de salvador (Foto: Egi Santana / G1)MPL durante audiência pública no centro cultural
(Foto: Egi Santana / G1)
A audiência pública foi iniciada pouco depois das 15h reunindo representantes da sociedade civil, líderes comunitários e de movimentos sociais, militantes do MPL, além de vereadores e outros políticos. A principal reivindicação do grupo é a tarifa zero para estudantes, o chamado "passe livre", bandeira do movimento que saiu às ruas no mês de junho na Bahia e em todo o Brasil.

No entanto, a mobilidade urbana também foi debatida como um todo, com falas sobre trem, metrô, carro e infraestrutura viária.
Cada um dos inscritos teve tempo máximo de três minutos para a fala. Paulo Câmara chegou a pedir que o tempo fosse reduzido para dois minutos, mas a grande maioria não aceitou. O espaço ficou lotado e um grupo assistiu a audiência por uma televisão instalada do lado de fora da sala. Outro grupo tentou entrar na sala e parte dele se exaltou nesse processo.
Além disso, eles solicitaram a presença do secretário municipal de Infraestrutura e Transportes, José Carlos Aleluia, e do prefeito ACM Neto, que enviaram representantes e não compareceram à reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário