MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Mostra Itinerante reúne artefatos arqueológicos coletados na AM-070


Ideia da mostra é informar população sobre importância desses achados.
Exposição vai passar ainda por 11 escolas estaduais e municipais.

Do G1 AM

Artefatos arqueológicos coletados na AM-070 são apresentados em Mostra Itinerante (Foto: Roberto Carlos/Agecom)Artefatos arqueológicos coletados na AM-070 são apresentados em Mostra Itinerante (Foto: Roberto Carlos/Agecom)
Mostra Itinerante de Arqueologia expõe, em Manaus, artefatos arqueológicos encontrados ao longo da rodovia Manoel Urbano (AM-070). A via, que liga Manaus a Manacapuru, passa por obras de duplicação.
A mostra, organizada pela professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e arqueóloga, Maria Arminda Mendonça, segue até o próximo dia 13 de julho, no Café Priscila, no quilômetro 13 da estrada.

A ideia da mostra é informar a população sobre a importância desses achados para a história do Estado do Amazonas. Entre o material exposto destaca-se um pequeno bule de louça de 1925 que, de acordo com Maria Arminda Mendonça, foi encontrado no sítio arqueológico Waldebrando, onde, conforme relato de moradores mais antigos, teria funcionado um engenho de cana de açúcar, atividade até então incomum na região Norte do Brasil.
Maria Arminda Mendonça expõe peças (Foto: Roberto Carlos/Agecom)Maria Arminda Mendonça expõe peças (Foto: Roberto Carlos/Agecom)
Outro material apresentado na mostra é uma pedra de mão, ou almofariz, uma espécie de pilão, usado para moer sementes e outros alimentos. De acordo com Arminda Mendonça, esse material foi encontrado no sítio arqueológico do Areal, o mais antigo da região, com artefatos do período pré-cerâmico, o que demonstraria que a região amazônica já era habitada em séculos antes de Cristo.

A exposição, organizada em cinco módulos, vai passar ainda por 11 escolas estaduais e municipais que estão na área de influência da AM-070, além de feiras da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário