MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Médicos realizam protesto em SC contra importação de profissionais


Manifestação faz parte de uma mobilização nacional da categoria.
Eles são contra importação de médicos, sem revalidação de diploma.

Do G1 SC

Cerca de 400 médicos e estudantes de medicina participaram nesta quarta-feira (3), em Florianópolis, de uma manifestação contra a importação de médicos formados fora do Brasil, sem a revalidação do diploma, para atuar nos municípios do interior. O ato faz parte de uma mobilização nacional da categoria . O protesto começou por volta das 10h na Esquina Democrática, no Centro da capital catarinense.
"A solução desse problema que está sendo oportunisticamente tratado com a importação de médicos de Cuba, ainda mais mais sem revalidação de diploma, é, para nós, uma agressão à população, um risco enorme para as pessoas. No nosso entender, o que resolve esse problema é justamente um programa de carreira de estado para médicos", afirmou o médico Aguinel Bastian Júnior.
Durante a manifestação, profissionais e estudantes aproveitaram para recolher assinaturas para enviar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei de iniciativa popular para garantir mais recursos à saúde pública. A iniciativa teve o apoio da população. "A nossa saúde está um caos. Eu sou a favor", disse o cabeleireiro Júlio César Rosa.
O engenheiro eletrônico Frank Friess concorda. "Falta vergonha nesse país para pagar decentemente um médico. Eu fui agora medir a minha pressão em um posto de saúde e marcaram para semana que vem. E como é que eu faço?", questionou.
Para Cyro Soncini, representante do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina, é preciso investir mais na área da saúde. "[Queremos] 10% dos recursos para a saúde pública e nós melhorarmos para a população e para todos nós a condição de trabalho nos hospitais", defendeu ele.
"Não importa se [o médico] tem consultório privado ou se trabalha pelo SUS [Sistema Único de Saúde], é uma luta pela classe médica como um todo. É pela valorização da nossa profissão", comentou Gabriel Rodrigues, estudante de Medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário