MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Médicos realizam manifestação no Centro de São Luís


Categoria é contra vinda de médicos estrangeiros para atuar no país.
Manifestação nacional pede, ainda, melhores condições de trabalho.

Do G1 MA

Médicos de São Luís realizaram, na manhã desta quarta-feira (3), uma manifestação em protesto ao projeto do governo federal que prevê a vinda de médicos estrangeiros para atuar no Brasil. A manifestação faz parte de uma mobilização nacional da categoria que é contra a medida. Em São Luís, a concentração foi na Praça Deodoro. De lá, médicos e estudantes saíram em caminhada pelo Centro da cidade até a Praça Dom Pedro II.
A proposta do governo é criar programas de autorização para que os profissionais que se formaram fora do país possam atuar na atenção básica no Brasil. Segundo a categoria, a vinda de médicos estrangeiros seria feita sem a realização da revalidação do diploma pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). A decisão do governo federal é uma estratégia para incentivar a vinda de médicos estrangeiros para atuarem no interior do país, regiões que registram uma grande defasagem de profissionais de saúde.

De acordo com o Conselho Regional de Medicina do Maranhão, são alvos do protesto, ainda, as baixas remunerações dada pelo SUS e por planos de saúde,  condições de trabalho inadequadas e a baixa infraestrutura nos hospitais.
  •  
Médicos fizeram manifestação pelo Centro de São Luís em protesto. (Foto: Ricardo Gama)Médicos fizeram manifestação pelo Centro de São Luís em protesto. (Foto: Ricardo Gama)
Protestos no Maranhão
Os protestos por melhorias nos serviços públicos, que se espalharam pelo país no mês passado, eclodiram no Maranhão no dia 18 de junho, quando trabalhadores rurais bloquearam a Rotatória do São Cristóvão, em São Luís (MA), atingindo o trânsito das principais avenidas da cidade.

No dia 19 de junho, a primeira manifestação aconteceu na capital, quando milhares se reuniram na Praça Deodoro e saíram em protesto pelas ruas do Centro de São Luís. De lá para cá, outras grandes manifestações aconteceram na cidade.
No sábado (22), manifestantes fizeram passeata da Praça Maria Aragão até a Ponte do São Francisco. Na manhã de segunda (24), a Av. dos Portugueses, a BR-135 e a Rotatória do Anel Viário foram bloqueadas e houve protesto em frente à Assembleia Legislativa do Maranhão (AL-MA) à noite. Na terça (25), a população foi às ruas na Cohab, um dos mais populosos bairros da capital e, na quarta-feira (26), houve manifestação novamente em frente à sede da AL-MA.

Na manhã de quinta-feira (27), houve protesto na BR-135, próximo a Pedrinhas, e na MA-203, em Raposa (MA). À tarde, a BR voltou a ser interditada, desta vez no Campo de Perizes, em Bacabeira, na entrada de São Luís.
Na sexta-feira (28), três manifestações foram realizadas em pontos distintos da BR-135, em São Luís (MA) - um na Vila Itamar, outro na entrada do Maracanã e um terceiro próximo ao Povoado de Inhaúma, na zona rural.
No domingo (30), médicos realizaram caminhada na Av. Litorânea em protesto por mais investimentos na saúde e contra anúncio do Governo Federal de trazer médicos estrangeiros sem submetê-los à prova de revalidação de diploma criada pelo Ministério da Educação (MEC). Na segunda-feira (1°), cerca de 50 moradores de Paço do Lumiar interditaram a MA-201 cobrando melhorias nas áreas de saúde, educação e segurança.
Ainda, um grupo de indígenas também ocupou a sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em protesto. Manifestações foram registradas também em outras cidades do interior do Maranhão, como São José de Ribamar, Imperatriz, Santa Inês, Bacabal, Codó, Caxias, Itapecuru Mirim, Arari e Paço do Lumiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário