MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 23 de julho de 2013

Médicos da Paraíba suspendem atendimentos em todo o estado


Categoria adere a mobilização nacional prevista para esta terça-feira (23).
Expectativa do CRM é de que pelo menos 80% participem da mobilização.

Do G1 PB

Pelo menos 80% dos médicos paraibanos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devem aderir  à paralisação nacional prevista para esta terça-feira (23) e suspender o atendimento em todo o estado, segundo estimativa do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB). Serviços de atendimento ambulatorial e de consulta serão suspensos. No entanto, serão mantidos atendimentos de urgência e emergência. A recomendação do CRM-PB é para que atendimentos em clínicas e hospitais particulares também sejam suspensos.
De acordo com o secretário do órgão e presidente da Associação Paraibana de Ginecologia, Roberto Morais, a categoria se manifesta contra o que ele chamou de “descaso” do governo federal com a saúde pública. Entre as bandeiras de luta dos médicos paraibanos, estão o Ato Médico, sancionado pela presidente Dilma Roussef e publicado no Diário Oficial da União na quinta-feira (11), regulamentando a profissão, e o Programa Mais Médicos, que prevê a importação de médicos para trabalhar  principalmente no interior do Brasil.
Roberto Morais explicou que a recomendação é para que serviços ambulatoriais e atendimentos de consultas médicas sejam suspensos nesta terça-feira. “Porém, queremos tranquilizar a população que atendimentos de urgência e emergência e cirurgia de risco, como para portadores de câncer, não serão suspensos”, pontuou. Os principais locais em que vai  haver mobilização no estado são as cidades de Sousa, Patos e Cajazeiras, no Sertão do estado, além de João Pessoa.
Durante todo o dia de hoje, uma equipe do CRM vai visitar as unidades básicas de saúde espalhadas em pontos estratégicos da Paraíba para explicar aos pacientes do SUS os motivos da mobilização.
“Não é um protesto contra a população – que isso fique bem claro. É um protesto contra as medidas intransigentes do governo federal para com a saúde. Querem que o médico ocupe o interior do Brasil, da Paraíba, mas não oferecem uma política profissional para a classe. Não é com importação de médicos que o governo federal vai resolver o problema da população. É com investimentos, é com mais atenção ao profissional da saúde em geral, não apenas aos médicos”, afirmou Roberto Morais.
O secretário do CRM-PB explicou ainda que existe uma recomendação para que os profissionais que atendem em clínicas e hospitais particulares também paralisem as atividades. “Não é uma imposição. Estamos apenas querendo que os profissionais das unidades particulares também adiram ao nosso movimento, pois são igualmente afetados pelas medidas drásticas que foram e estão sendo tomadas. Por isso, também há grande possibilidade de que atendimentos médicos feitos através de planos de saúde particulares não seja realizados hoje”, acrescentou.
Novas mobilizações iguais à desta terça-feira estão previstas para os dias 30 e 31 deste mês. Porém, de acordo com o secretário do CRM, ainda não está definido de que modo elas vão ocorrer.
Campina Grande
No entanto, na cidade de Campina Grande os médicos decidiram não parar. Segundo Noberto Neto, vice-presidente do CRM na Paraíba, a paralisação na cidade ficou agendada para o dia 30, quando os médicos de toda a Paraíba farão novo protesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário