MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 16 de julho de 2013

Médicos da Bahia fazem protesto no Terreiro de Jesus, em Salvador


Ação é por conta das decisões anunciadas em relação à saúde pública.
Entre as reivindicações, a categoria pede que seja aplicado o Revalida.

Do G1 BA

médicos fazem manifestação em salvador (Foto: Ida Sandes / G1 BA)Médicos fazem manifestação em Salvador (Foto: Ida Sandes / G1 BA)
Cerca de 60 médicos ligados à Associação Baiana de Médicos (ABM), ao Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e ao Sindicato dos Médicos (Sindimed) realizaram uma manifestação na tarde desta terça-feira (16), em Salvador. A ação é por conta das decisões anunciadas pelo Governo Federal, no âmbito da saúde pública, como a contratação de médicos estrangeiros. A ação aconteceu no Terreiro de Jesus, no Pelourinho.
Entre as principais reivindicações, a categoria pede que o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) seja aplicado aos médicos do exterior que deverão trabalhar no país.
Formado há cerca de um ano, o médico Hélio Almeida Neto justificou que as ações anunciadas não se aplicam também a outras profissões, como professores, por exemplo. "Isso é uma política eleitoreira, é faxina de mão de obra barata", justifica. Ele foi um dos médicos que participaram da manifestação.
No início deste mês, os médicos que atuam no estado realizaram uma manifestação e saíram em caminhada do Campo Grande à Praça Castro Alves, no centro da cidade. No mesmo dia os médicos também realizaram uma manifestação nas cidades de Juazeiro, Vitória da Conquista e Feira de Santana.
Estado
A Bahia possui 18.299 médicos com inscrição ativa no Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), entre eles, 10.759, cerca de 60%, atuam em Salvador, de acordo com dados de 2012 informados pela entidade. Do total, cerca de 65% presta serviço ao SUS na capital e no interior, aponta a pesquisa Demografia Médica no Brasil, realizada este ano e divulgada pelo Conselho.
José Abelardo Meneses, do Cremeb, elogiou a lei estadual, sancionada pelo governador Jaques Wagner em agosto, que institui progressão de carreira dos médicos que prestam serviço à saúde pública da Bahia, com qualificação profissional e recuperação dos valores das aposentadorias com reajuste de até 200%, além dos ganhos reais que podem chegar a até 32%. A implantação de um plano de carreira no SUS é uma das pautas nacionais de manifestação da categoria médica.
Posição do governo
O ministro Alexandre Padilha comentou as críticas que setores ligados à classe médica fizeram ao programa. Conselhos e outras entidades que representam os médicos divulgaram uma carta condenando o "Mais Médicos" e as medidas propostas pelo Governo Federal.
O ministro disse que o governo está seguro de que as medidas propostas estão dentro da lei. "Estamos muito seguros da validade jurídica da MP [que institui o programa 'Mais Médicos']. Acho que as entidades devem ler o texto antes do questionamento jurídico. Não tem nada a ver com serviço civil obrigatório, estamos mudando a formação do profissional brasileiro", afirmou ele.
Dados regionais
O Ministério da Saúde apresentou dados regionais do programa "Mais Médicos". Segundo as informações, 1.557 municípios, principalmente no interior do país, terão prioridade nas vagas oferecidas a médicos. Padilha disse que isso não significa que outras cidades municípios não possam entrar no plano.
Dos 1.557 municípios considerados prioritários pela pasta, 1.042 estão no Nordeste, 209 na região Norte, 135 no Sudeste, 125 no Sul e 46 no Centro-Oeste. Além deles, há 25 distritos sanitários indígenas que são considerados áreas prioritárias.
O governo também detalhou a distribuição das novas vagas para graduação e residência em medicina no país. O Norte terá 1.231 novas vagas para cursos de medicina, além de 1.291 para residência.
Já o Nordeste terá 4.237 novas vagas na graduação e 4.132 na residência, diz o ministério. O Centro-Oeste será beneficiado com 1.274 novas vagas de graduação e 934 para residência. O Sudeste terá 3.185 novas vagas de graduação e 5.177 em residência. No Sul, os números são, respectivamente, 1.520 e 838.

Nenhum comentário:

Postar um comentário