MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Inquérito apura abandono de tomógrafo de meio milhão no Amapá


Aparelho foi adquirido pela Sesa em 2009, e enviado a Laranjal do Jari.
Secretaria de Saúde diz que não havia local apropriado para o tomógrafo.

Do G1 AP

Tomógrafo no depósito da Sesa (Foto: Divulgação/MPE)Tomógrafo no depósito da Sesa
(Foto: Divulgação/MPE)
A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Macapá instaurou inquérito civil público para apurar o abandono de um aparelho de tomografia computadorizada avaliado em R$ 500 mil, no Hospital de Laranjal do Jari, no Amapá.
Na ação, a promotoria responsabiliza a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pelo abandono do aparelho, adquirido pelo órgão em 2009. Instaurado no último dia 19, o inquérito aponta que o tomógrafo foi levado no mesmo ano da compra para o Hospital de Laranjal do Jari, “onde ficou sem uso e armazenado de forma inadequada, sujeito às intempéries, até ser transportado à unidade de suprimento da Sesa, na qual atualmente se encontra”, diz a ação.
A situação de abandono do aparelho, segundo aponta a ação, foi constatada pelo promotor de justiça de Defesa da Saúde de Macapá, André Araújo, durante inspeção no depósito da secretaria de saúde. “[o tomógrafo] se encontrava apenas coberto por um plástico, fora da sua embalagem original”, conferiu o promotor.
“É lamentável que um aparelho caro e extremamente necessário ao atendimento à população tenha ficado tantos anos abandonado, com grande possibilidade de ter sido permanentemente avariado pelas condições de armazenamento impróprias a que foi submetido”, declarou Araújo.
O prazo da investigação é de 180 dias, podendo resultar em responsabilização judicial dos gestores que deram causa ao abandono.
Tomógrafo no depósito da Sesa, próximo a materias inflamáveis (Foto: Divulgação/MPE)Tomógrafo no depósito da Sesa, junto a materias inflamáveis (Foto: Divulgação/MPE)
A secretaria
Através da sua assessoria de comunicação, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o aparelho foi adquirido como novo, em 2009, mas, na verdade, o tomógrafo era usado. Disse ainda que o aparelho foi encaminhado para Laranjal do Jari, mas o município não tinha local apropriado para instalá-lo, o que provocou o retorno do equipamento para o depósito da Sesa.
A secretaria não soube informar se o aparelho sofreu alguma avaria, e disse que está avaliando uma destinação para o tomógrafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário