MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Guia turístico apresenta paisagens e serviços da Chapada dos Veadeiros


Versões impressa e eletrônica serão lançadas nesta quinta-feira 18.

Além do parque, projeto detalha Reserva da Biosfera Goyaz.

Gabriela Lima Do G1 GO

Cachoeira do Funil, em Mambaí, na região nordeste de Goiás - Reserva da Biosfera Goiaz (Foto: Divulgação/Ion David)Cachoeira do Funil, em Mambaí, município da Reserva da Biosfera Goiaz (Foto: Divulgação/Ion David)
Uma das maiores áreas contínuas de Cerrado do planeta, a Reserva da Biosfera Goyaz (Resbio), do nordeste goiano, acaba de ganhar uma publicação que divulga as belezas naturais e serviços na região. O Guia Turístico da Chapada dos Veadeiros será lançado nesta quinta-feira (18), às 19h30, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.
Nas versões impressa e eletrônica do guia, o turista encontrará cerca de 180 atrações, entre cachoeiras, cânions, veredas, grutas, cavernas, sítios arqueológicos e históricos. Todas minuciosamente descritas, com dicas sobre sua localização e condições de acesso. Estão listados 175 hotéis e pousadas, além de 123 bares e restaurantes.

Escolhido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) como dos destinos indicados para o turismo de aventura durante a Copa de 2014, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros dá nome à publicação. Mas o guia retrata 11 municípios da  Reserva da Biosfera Goyaz.
O título de Reserva da Biosfera é dado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) às regiões  reconhecidas como patrimônio natural mundial, por conservarem seu bioma praticamente intacto. Mas, apesar da grande beleza natural e de uma considerável infraestrutura turística, a Resbio é um destino ainda pouco conhecido no País.
"Quando a Fifa apontou o parque como um dos destinos turísticos da Copa, fizemos uma pesquisa e descobrimos que menos de 2% dos goianos sabem que o estado tem uma reserva tombado pela Unesco", explica a diretora do projeto, a jornalista Mara Moreira. No Brasil, apenas seis áreas receberam esse título.
Vão de Almas, no Sítio Histórico e Cultural Kalunga, em Cavalcante, Goiás  (Foto: Divulgação/Ion David)Vão de Almas, no Sítio Histórico e Cultural Kalunga,
em Cavalcante (Foto: Divulgação/Ion David)
O guia traz informações sobre os 11 municípios que compõem a Reserva da Biosfera Goyaz , incluindo os territórios da Chapada dos Veadeiros, Parque Estadual de Terra Ronca, o Parque Municipal do Itiquira.
Entre as paisagens cinematográficas mostradas no guia estão cachoeiras paradisíacas e o mais importante complexo de cavernas da América Latina. “O Parque de Terra Ronca possui 40 cavernas secas e 20 molhadas. Está entre os conjuntos mais importantes do mundo, mas é pouco conhecido entre os goianos", contata Mara.
A versão impressa conta com 384 páginas ilustradas com imagens da paisagem e da cultura local. Nos textos, o turista encontrará a parte histórica das comunidades, serviços e dica de viagens. Os dados incluem perfil econômico, lendas, atrativos, agenda cultural, locais de hospedagem e alimentação.
Ele será distribuído gratuitamente em agências de turismo, hotéis e aeroportos em Goiás e Brasília. Durante mundial de futebol de 2014, ele estará nos receptivos da Copa.
Mas quem prefere os meios eletrônicos ao papel, poderá acessar o portal do projeto na internet. No site haverá um aplicativo para ser baixado em celular.

Além do evento em Goiânia, o guia terá um lançamento em Alto Paraíso, a 418 quilômetros da capital. A apresentação do projeto ao público da cidade onde fica boa parte da Chapada dos Veadeiros será na próxima sexta-feira (20), na Casa da Cultura, às 19h30.

Serviço
Lançamento do Guia Turístico da Chapada dos Veadeiros
Em Goiânia
Data: 18/07/13
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer
Horário: às 19h30
Em Alto Paraíso
Data: 20/07/13
Local: Casa da Cultura
Horário: às 19h30
Morro da Baleia, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso - Reserva da Biosfera Goyaz (Foto: Divulgação/Ion David)Morro da Baleia, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso(Foto: Divulgação/Ion David)

Nenhum comentário:

Postar um comentário