MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Festival em Pindoretama, CE, divulga a cana-de-açúcar


Cana-de-açúcar é a base da economia do município.
Festival atrai chefs de cozinha de renome internacional.

Do Globo Rural

Uma receita antiga ainda é vista com frequência nos engenhos do litoral do Ceará. No município de Pindoretama há 50 deles, em média, produzindo diariamente. A cana é moída e o caldo fervido até virar mel. Depois, o doce é colocado em formas e o resultado é a rapadura.
A produção dos engenhos é uma vocação do município, que há oito anos realiza o "Pindorecana", o Festival Internacional da Cana-de-Açúcar, para mostrar a potencialidade da cultura que é tão importante para a economia da região.
Chefs de cozinha internacionais também participaram do festival e desenvolveram pratos da alta gastronomia com ingredientes regionais, como o arroz de carneiro com raspas de rapadura e a carne de sol caramelizada com o mel da cana.
Mesmo assim, nada fez mais sucesso que a versão gigante da rapadura. A cada ano, o festival exibe uma rapadura maior e o desafio é feito aos engenhos da região. Para produzir uma delas, foram necessários oito dias de trabalho, 24 horas por dia. O resultado é um doce de quatro metros de comprimento, dois de largura, 30 centímetros de altura e 4,5 toneladas. Muitos visitantes ficaram admirados.
O festival é feito em parceria com o Sebrae e com o Senac, entidades que prestam assistência aos engenhos e agricultores da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário