MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 20 de julho de 2013

Falta de energia deixa 23 mil frangos mortos no noroeste do Paraná


Aves não resistiram a temperatura elevada e morreram em Maria Helena.
Proprietária estima que os prejuízos passem dos R$ 120 mil.

Luciane Cordeiro Do G1 PR, em Paranavaí

Aviário não possuía gerador de energia e com a queda da luz frangos morreram. (Foto: Reprodução/ RPC TV  Noroeste)Aviário não possuía gerador de energia e com a queda da
luz frangos morreram. (Foto: Reprodução/ RPCTV Noroeste)
Cerca de 23 mil frangos de uma granja de Maria Helena, no noroeste do Paraná, morreram depois que a energia elétrica na região foi interrompida durante duas horas devido à chuva que caiu na madrugada desta sexta-feira (19). Segundo a proprietária, Telma Maria Pinheiro, a granja possuía 26 mil aves.
“Choveu muito essa madrugada e o aviário ficou sem energia. Como não temos gerador as aves não resistiram”, conta a proprietária que ainda explicou que as cortinas da granja foram abertas para liberar a ventilação, mas mesmo assim as aves não resistiram ao calor.
Segundo a proprietária da granja, os frangos eram adultos, tinham cerca de 45 dias, e na segunda-feira (22) seriam levados para o abate. “A energia oscila às vezes, mas nunca tinha acontecido um espaço tão grande de tempo como hoje”, lembra. “Uma pena porque até o caminhão da empresa que faria o abate já estava na propriedade”, lamenta Telma.
Ainda não foi possível calcular os prejuízos, mas ela estima que passem dos R$ 120 mil. “Agora em agosto vencem as parcelas do financiamento que fizemos para pagar os custos com a granja e íamos pagar com a venda, mas agora não sei o que vamos fazer”, conta.
Dois caminhões da empresa responsável pelo abate retiraram os frangos do local.
A Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel) informou que a propriedade ficou sem energia durante 2h12 minutos por causa do mau tempo que atingiu a estação de distribuição de energia localizada na região de Umuarama. A Companhia disse também que os proprietários de granja são orientados a terem geradores de energia nos aviários para não correrem o risco de perder aves. A orientação é para que os produtores entrem em contato pelo serviço de atendimento ao consumidor pelo telefone 0800 5100 116 para tentar um pedido de ressarcimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário