MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 21 de julho de 2013

Exposição ‘Reciclando Retalhos’ é aberta em Aracaju



Mostra reúne objetos feitos de materiais recicláveis.
Espaço Mirante de Praia Formosa está localizado no Bairro 13 de Julho.

Do G1 SE

Retalhos de pano e tampas de garrafas viram objetos decorativos (Foto: Ascom/Funcaju)Retalhos de pano e tampas de garrafas viram objetos decorativos (Foto: Ascom/Funcaju)


A exposição ‘Reciclando Retalhos que foi aberta no dia 12 de julho segue até o dia 25 deste mês, trazendo o mundo de formas e contornos proporcionados pela arte da reciclar. A mostra está exposta no Espaço Mirante de Praia Formosa, unidade vinculada à Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju), situado no Calçadão do Bairro 13 de Julho.

De acordo com a coordenadora do Mirante, Laila Alvim, o local é um espaço democrático para os sergipanos que querem mostrar seus trabalhos manuais.  "A cada 15 dias, recebemos exposições e mostras de artistas e artesãos do estado. A valorização do trabalho dessas pessoas, no Mirante, tem como objetivo propagar sua arte à população, seja ela local ou de fora", explica a coordenadora.

A vivência no mundo globalizado e tecnológico faz com que os artesãos mostrem a importância da consciência ambiental através das peças fabricadas com materiais em desuso, a exemplos de garrafinhas de iogurte, caixinhas de fósforo, tecidos, fitas, entre outros.

"A criatividade não tem limites. Olhamos para um determinado produto e imaginamos a peça que ele vai se transformar. Além da consciência ambiental, pois o material que iria para o lixo cria vida em peças incríveis", comenta a artesã Tânia Rocha.

Retalhos de tecidos, restos de fitas, tampinhas de garrafas pet e pacotes de leite são aproveitados e dão origem a belas peças decorativas.  "O olhar clínico para os materiais vem da necessidade do novo. Bordados em toalhas, lençóis, colchas podem e devem ser feitos com cunho sustentável. Há muito desperdício, cada produto finalizado é uma história. Mesmo que o cliente não compre nada, ele levará para casa a ideia da consciência ambiental", explica a artesã Ronilda Sérgio.

Para a turista carioca, Andressa Morais, visitar exposições faz parte da programação cultural. "Essa é a segunda vez que venho a Aracaju. Faço uma programação diária e vou visitando pontos turísticos e exposições. Achei bacana a exposição de artesanatos voltados à sustentabilidade, isso mostra que os sergipanos têm preservado o meio ambiente", destaca.

Espaço Mirante de Praia Formosa
Para os interessados em visitar a exposição "Reciclando Retalhos", basta comparecer nos horários de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e nos fim de semanas e feriados, das 9h às 13h. O Mirante fica localizado no Calçadão da 13 de Julho.

*Com informações da Funcaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário