MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Expoacre: Anemia em animais pode comprometer competições equestres


Em vistoria, Idaf identifica duas éguas com a doença e torneios de Laço, Três Tambores e Team Penning devem ser disputados em outros locais

Por João Paulo Maia Rio Branco, AC

Durante a vistoria realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre nas baias e nos animais que participam da Expoacre 2013 foram encontradas alterações no exame de dois animais. O caso pode comprometer as competições equestres disputadas durante a Feira, como as provas de Laço, Três Tambores e Team Penning.
Anemia é encontrada em animais e competições equestres da Expoacre podem ser comprometidas (Foto: Reprodução/TV Acre)Anemia é encontrada em animais e competições equestres da Expoacre podem ser comprometidas (Foto: Reprodução/TV Acre)
O Idaf realiza um levantamento em todo o Parque de Exposições juntamente com o Ministério da Agricultura para definir as áreas que possivelmente estejam contaminadas pela doença. Segundo o gerente geral do Instituto, Gean Carlos, o local está provisoriamente interditado, pelo menos até a próxima sexta-feira (26), véspera do início da Expoacre.
- Após detectar esse problema, de  imediato colocamos quatro médicos veterinários para avaliar as áreas que têm animais e traçar um raio de risco. Como de praxe, o Parque está interditado até sexta, mas com esse problema vamos fazer uma reunião técnica para definir o que fazer em relação às provas equestres - explicou Gean Carlos, acrescentando que as outras espécies como bovinos, suínos, equinos e aves não serão prejudicadas.
Assim como nos anos anteriores, o Idaf realiza vistoria nas baias para que recebam os animais que participam da Feira Agropecuária. Até o fim da tarde desta quarta-feira (24), o Idaf e o Ministério da Agricultura devem se pronunciar oficialmente sobre o caso e a possível interdição do Parque por 60 dias.
Novos locais
A National Barrel Horse Association of Brazil (NBHA) no Acre divulgou uma nota oficial sobre o caso de Anemia nos animais, onde explica aos competidores que busca novos locais para a realização das provas da Expoacre 2013. Confira na íntegra:
"Atenção, agora é oficial. Deu Anemia em um cavalo das baias do Parque e o mesmo está fechado por 60 dias para todas as provas equestres foram canceladas neste período inclusive as da Expoacre. A diretoria da NBHA-Acre até quarta-feira decidirá o novo local e a data para a prova final de Barretos. Gratos pela atenção e divulgaremos o mais breve possível as novidades".
- Estamos atrás de um local para fazer as provas. A anemia foi encontrada em animais que ficam atrás do Parque, no local da vaquejada, não tem nada a ver com o Laço, Team Penning e Tambor, mas devemos ter nossa competição em outro lugar - disse Acrinaldo Pontes, um dos organizadores das provas de Três Tambores.
O que é a AIE?
A Anemia Infecciosa Equina (AIE), doença que não tem cura e que todo animal infectado tem, por força da legislação sanitária, ser sacrificado, foi detectada em duas éguas do Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. A transmissão do vírus acontece por vias naturais (por moscas que se alimentam de sangue de animais contaminados, transmitindo o vírus pela picada à animais sadios) e vias artificiais (utilização de seringas e agulhas não esterilizadas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário