MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Exército e manifestantes entram em confronto em protesto no norte da BA


Grupo saiu às ruas nesta quarta-feira (3) para pedir qualidade no transporte.
Liberação da Ilha do Sol, atualmente área militar, também está na pauta.

Do G1 BA

Protesto_Juazeiro_Bahia_3 de agosto (Foto: Imagem/TV Bahia)Moradores de Juazeiro e de Petrolina participam de protesto (Foto: Imagem/TV Bahia)
Moradores de Juazeiro, na Bahia, e de Petrolina, em Pernambuco, fizeram um protesto nesta quarta-feira (3) que resultou em um confronto com militares do Exército Brasileiro.
A desocupação da Ilha do Sol, que pertence ao estado vizinho, é um dos pontos da pauta do protesto local e a pressão pela liberação do território, que já foi local de lazer da população, gerou o embate.
Desde setembro de 2012, a área é ocupada pelo Exército. Segundo informações do comando local, a ilha foi decretada como área militar e, por isso, Exército faz a guarda local.
Protesto_Juazeiro_Bahia_3 de agosto (Foto: Imagem/TV Bahia)Exército lançou bombas de gás para dissipar jovens (Foto: Imagem/TV Bahia)
Um dos acessos até a Ilha é a ponte Presidente Dutra, na BR-407, ligação entre as cidades que foi bloqueada pelo grupo desde as 17h30. Por volta das 20h, a situação permanecia.
O confronto aconteceu na ponte, que passa sobre o Rio São Francisco. Um grupo forçou os portões na tentativa de invadir a ilha e chegou a derrubar um deles. O Exército reagiu lançando bombas de gás lacrimogêneo, enquanto os manifestantes revidavam jogando pedras. Houve tumulto.
O protesto cobra transporte público de qualidade, concessão de meia passagem para as barcas entre Juazeiro e Petrolina, passe livre nos fins de semana e liberação da Ilha do Fogo.
No dia 27 de junho, mil pessoas participaram movimento intitulado "O Vale Acordou", uma referência ao Vale do São Francisco, percorrendo Petrolina até Juazeiro.
Protesto_Juazeiro_Bahia_3 de agosto (Foto: Imagem/TV Bahia)Manifestação pede melhor transporte público e passe livre no fim de semana  (Foto: Imagem/TV Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário