MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 14 de julho de 2013

Estudantes da UFT são selecionados para estudar no exterior


Eles vão continuar a graduação em universidades de outros países.
Além disso, terão a oportunidade de aprender outro idioma.

Jesana de Jesus Do G1 TO

Caio Fernando (esq.) e Samuel Gomes (dir.) vão cursar disciplinas de engenharia em outros países (Foto: Rita Coelho/Arquivo Pessoal)Caio Fernando (esq.) e Samuel Gomes (dir.) vão cursar disciplinas de engenharia em outros países (Foto: Rita Coelho/Arquivo Pessoal)
Cerca de 60 estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a partir deste mês de julho, embarcam em uma nova experiência de vida. Eles se inscreveram no Programa Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudo no exterior financiadas pelo governo brasileiro, foram selecionados e vão para outros países, onde darão continuidade à graduação e farão um curso de idiomas para aprimorar o conhecimento na língua estrangeira.
Fora do país de origem, eles terão o desafio de adaptar ao novo ambiente e às novas salas de aula. O estudante do 7º período de engenharia civil, Samuel Gomes, de 22 anos, embarca para Austrália, no dia 27. Lá, ele vai fazer um curso de idiomas durante cinco meses para aprimorar o conhecimento na língua inglesa e poder cursar as disciplinas de engenharia, por 1 ano, na Royal Melbourne Institute of Technology.
Samuel Gomes vai para Austrália, estudar engenharia civil na Royal Melbourne Institute of Technology (Foto: Rita Coelho/Arquivo Pessoal)Samuel Gomes vai para Austrália, estudar
engenharia civil na Royal Melbourne Institute of
Technology (Foto: Rita Coelho/Arquivo Pessoal)
Apesar de saber das dificuldades que vai enfrentar, como a saudade da família e a desafio de, em pouco tempo, aprender a língua estrangeira, Samuel diz que os estudos lhe abrirão portas. Ele conta que está tendo uma grande oportunidade porque não teria condições de pagar para estudar em outro país. “Fiquei sabendo que o instituto, onde vou estudar, é um dos melhores na minha área. Além de ampliar o meu conhecimento, vou poder aperfeiçoar o inglês, idioma importante para qualquer profissional”.
Samuel e os outros estudantes passarão quase 2 anos longe de casa e não poderão voltar nem para visitar a família no Brasil.
A futura engenheira ambiental, Luana Bruna Walker, de 22 anos, sabe do desafio que tem pela frente. Ela embarca dia 2 de agosto para Alemanha e diz que uma das maiores dificuldades será aprender a língua, além de se adaptar ao clima, à cultura e à vida longe dos pais.
Ela ainda não fala fluentemente alemão. Nos primeiros sete meses que ficar em Frankfurt, vai estudar a língua do país. Só depois, ingressará em uma Universidade. Apesar dos desafios, Luana Bruna reconhece que cursar algumas disciplinas em uma instituição estrangeira vai lhe proporcionar “experiência de vida e aprendizado, tanto no conhecimento do idioma, quanto na área, em que pretende atuar”.
A graduação sanduíche (modalidade de ensino superior na qual o estudante realiza parte dos seus estudos em uma instituição estrangeira) também é vista como uma oportunidade por Letícia Longhi, de 20 anos, estudante do 5º período de engenharia ambiental, Ela vai para a Irlanda no final de agosto e está receosa quanto à vida que lhe espera. “Eu nunca morei longe de casa, mas, pelo menos, vou aprender a cozinhar”, brinca. Apesar do desafio de ter que se adaptar longe da família, ela vê o intercâmbio como uma oportunidade. “Não dá pra dizer ‘não’. Vou encarar porque é uma oportunidade de crescer profissionalmente”.
Letícia Longhi vai para a Irlanda no mês de agosto (Foto:  Liana Carolina Carvalho/Arquivo Pessoal)Letícia Longhi vai para a Irlanda no mês de agosto
(Foto: Liana Carolina Carvalho/Arquivo Pessoal)
Nem todas as matérias que os alunos cursarem nos outros países serão aceitas na ementa do curso da UFT. Letícia diz que vai atrasar em quase 1 ano a graduação, mas não vê problemas. “Vai dar pra correr atrás, além de que o ganho vai ser muito maior”.
Neste período que passarão fora do Brasil, os estudantes vão ter a oportunidade também de conhecer os costumes, a culinária, a música e os monumentos e pontos históricos dos países, onde vão morar. Uma chance de ter experiência com o “outro”, o novo e o diferente. Caio Fernando Santos, de 19 anos vai atravessar continentes para estudar na China. Quando perguntamos a ele qual o lugar mais longe onde ele já viajou, o estudante ri: “O lugar mais longe onde fui, foi no Pará, agora vou para o outro lado do mundo”.
Caio Fernando vai estudar engenharia elétrica  na Beijing University of Chemical Technology (Foto: Rita Coelho/Arquivo Pessoal)Caio Fernando vai estudar engenharia elétrica na
Beijing University of Chemical Technology
(Foto: Rita Coelho/Arquivo Pessoal)
Caio faz o 4º período de engenharia elétrica na UFT. Ele diz que nunca estudou mandarim, por isso mesmo escolheu a China. “O inglês eu posso aprender aqui no Brasil, mas o mandarim é mais difícil. É melhor que eu aprenda no país, onde se fala a língua”. Ele vai ficar mais tempo no país: 2 anos. Um ano estudando o idioma e o outro cursando engenharia elétrica.
Ele diz que se for olhar a curto prazo, vai se atrasar na UFT, mas a longo prazo, os ganhos serão maiores que as perdas. “Para o mercado de trabalho eu vou ser muito mais capacitado”. Na bagagem, Caio vai levar expectativa, saudades da família e uma bíblia. “Quero levar um pouquinho de Deus comigo, já que na China as pessoas são fechadas para o cristianismo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário